Enquanto pessoas e empresas ainda assimilam conceitos tão disruptivos como criptomoedas e finanças descentralizadas, surgem as inovações decorrentes deles – uma delas é a tokenização de ativos, uma forma revolucionária de fazer negócios.
Um token é a representação digital de um ativo intangível – marcas registradas, direitos autorais – ou físico – imóveis, bens de capital, objetos de colecionadores, dentre muitas outras opções.
Dessa forma, são criados os ativos digitais que podem ser negociados em cotas únicas ou em frações (tokens) que viabilizam a negociação de bens com valores relevantes.
Essas frações são geradas e armazenadas em uma blockchain, usufruindo da simplicidade, da segurança e da transparência que a rede já proporciona a quem opera com criptomoedas.
A tokenização é um divisor importante na forma de gerir a venda de ativos e a agilidade é o primeiro benefício que vem à nossa mente. Porém, existem outros igualmente importantes.
Você conhece essas vantagens da tokenização de ativos?
Nesse artigo, nós da BLOCKBR vamos falar sobre elas e ajudar você na decisão por um passo que mudará por completo o patamar de valorização de ativos para sua empresa!
MAS ANTES: 3 FATOS SOBRE A TOKENIZAÇÃO DE ATIVOS
TOKENIZAR ATIVOS NÃO É APENAS PARA EMPRESAS
Uma tendência natural é imaginarmos que gerar digital assets (ativos digitais) seja algo que só as empresas podem fazer, mas é um processo disponível a qualquer pessoa.
Você pode tokenizar obras de arte da sua coleção pessoal para auferir lucros e os investidores ganharão com a valorização dos bens. É a mesma lógica de investimento e retorno das ações de uma empresa, mas com as vantagens específicas no caso da tokenização.
TOKENIZAR COM MODERAÇÃO
Não há empecilho para gerar ativos digitais dos mais variados bens – de letras de crédito a terrenos, passando por patentes, contratos de aluguel, recebíveis e carros de colecionador.
Porém, é importante avaliar quando é interessante tokenizar.
Gerar receita com mais rapidez e segurança é ótimo, mas é preciso avaliar a atratividade do bem, pois isso impactará no resultado ao final do prazo de captação – a meta pode não ser alcançada e você terá colocado tempo e expectativas que não se concretizarão.
A BLOCKBR tem experiência nessa análise para que o futuro emissor de token veja o cenário da forma mais transparente!
O QUE SÃO OS SMART CONTRACTS (CONTRATOS INTELIGENTES)?
São contratos digitais criados dentro da blockchain e que embasam cada transação com ativo digital, onde estão estabelecidos os direitos, deveres e penalidades definidos pelo emissor do token (o proprietário do ativo).
São imutáveis a partir do momento que o investidor confirma a compra das frações e, por isso, conferem uma segurança absoluta às operações. Também são responsáveis pela distribuição eletrônica de cotas aos investidores e capital ao emissor dos tokens.
1 – SEGURANÇA NAS OPERAÇÕES
Todas as etapas da tokenização e da negociação dos ativos é feita na blockchain, um ambiente digital que hospeda a criação das criptomoedas e é reconhecido por ser extremamente seguro – não há caso de hackeamento registrado em uma delas até hoje.
Alguns fatos ratificam essa segurança:
- Não é possível alterar as informações já armazenadas na rede;
- Contrato fechado é imutável;
- Os contratos inteligentes garantem que os termos sejam cumpridos;
- As transações são feitas eletronicamente entre o proprietário dos ativos e os investidores, através de suas carteiras digitais e sem terceiros envolvidos
2 – DEMOCRATIZAÇÃO DE ACESSO
A tokenização de bens promove a democratização de oferta e também de investimento, pois são poucas as restrições para tokenizar ativos e o fracionamento permite que mais pessoas possam investir.
Isso torna a blockchain altamente atraente para um número cada vez maior de pessoas dos dois lados – emissores e compradores – e cria um ciclo virtuoso com:
- A possibilidade de mais empresas e pessoas captarem recursos;
- O aumento do volume de negócios;
- Mais credibilidade na blockchain e suas funcionalidades;
- Maior volume de negócios e de potenciais investidores.
Esse ciclo favorece suas ofertas de tokens na medida em que mais pessoas confiam na forma como a tokenização funciona.
3 – TRANSPARÊNCIA NAS TRANSAÇÕES
Uma das características mais marcantes da blockchain é a transparência com as transações que são feitas nela; elas ficam individualmente salvas e disponíveis para consulta.
Um token de um imóvel, por exemplo, que representa 1% do ativo, pode ser negociado várias vezes, todo o histórico é registrado e é possível saber o atual proprietário da fração.
Toda essa transparência é fundamental para manter a confiança nas informações que a cadeia de blocos gera e administra. Além disso, essa visibilidade não interfere na qualidade de segurança da rede.
4 – DIVISIBILIDADE DOS ATIVOS DIGITAIS
Uma obra de arte pode ser tokenizada em 50 frações, de forma que o dono dela lucre com a oferta de tokens, as pessoas tenham 2% do ativo no mínimo e ganhem com a valorização da obra no mercado.
É a chave do sucesso da tokenização de bens, pois muda e amplia o perfil do público. Além disso, não há limite mínimo ou máximo para a divisibilidade de um ativo digital, ela é definida pelas características do bem, o prazo de captação e outros fatores.
5 – MAIS LIQUIDEZ E EFICIÊNCIA
Cada ativo tem o seu índice de liquidez – a velocidade para transformar o bem em dinheiro – e isso impacta nos projetos de empresas e planos de pessoas, pois nem sempre é possível gerar capital na velocidade desejada.
O fracionamento permite uma captação de recursos mais rápida com a atração de mais pessoas para investir quando comparamos ao potencial de compradores de um imóvel no mercado tradicional.
Com o uso da blockchain e dos smart contracts, a tokenização torna-se uma operação mais ágil e sem a burocracia que envolve uma venda física.
6 – MAIOR RENTABILIDADE
As operações de tokenização não envolvem o pagamento dos custos bancários, pois são transações peer-to-peer – diretamente entre vendedor e comprador – o que melhora o resultado final de oferta dos tokens.
Com todas as vantagens de tokenizar bens que apresentamos nesse artigo, podemos ver que é uma operação:
- Atraente para um público maior de pessoas;
- Que não depende apenas de grandes investidores;
- Mais segura;
- Mais ágil na captação de recursos;
- Sem burocracia e custos de venda;
- Mais rentável.
Você pode colocar o seu negócio na era da tokenização e potencializar o caixa para os novos projetos!
BLOCKBR Digital Assets é uma fintech que une a inovação tecnológica e o conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização de ativos.
A oferta de ativos físicos e financeiros tokenizados, tanto os atuais quanto novos, é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.
Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.
Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?
Preencha o nosso formulário e entraremos em contato.
BLOCKBR: ativos digitais impulsionando resultados e sonhos!