O ativo digital está se tornando uma presença cada vez mais importante em nossas vidas, trazendo mais agilidade e reduzindo custos de empresas. Com a consolidação da web 3.0, essa forma de ativo se consolidará nos próximos anos.
Para muitas empresas, o termo ativo digital ainda resume bens como site, redes sociais, logomarca e vídeos. É uma visão correta, porém ele também engloba produtos que estão nascendo nas blockchain e revolucionando a forma de fazer negócios.
As criptomoedas e os tokens de ativos são os maiores exemplares, já são presença obrigatória em uma série de estratégias para comprar e vender com mais eficiência nas próximas décadas.
Naturalmente, muitas pessoas ainda têm dúvidas se investir em ativos digitais é seguro, se proporciona o retorno imaginado, se é mais eficiente nos negócios que os métodos tradicionais.
Quais são as diferenças entre ativo digital e ativo físico? Qual deles é o mais indicado para seu projeto pessoal ou da sua empresa?
A BLOCKBR, uma empresa nativa web 3.0 que detém a expertise em negócios blockchain based, traz informação de qualidade para você avaliar o melhor ativo para o planejamento da sua empresa e para os investimentos pessoais!
O QUE SÃO ATIVOS DIGITAIS E COMO ELES FUNCIONAM?
Os ativos digitais, também conhecidos como ativos digitais financeiros ou criptoativos, são os bens e direitos que existem apenas no mundo digital e são criados e geridos em uma blockchain – um ambiente tecnológico de última geração.
São, na prática, arquivos criptografados com dois perfis distintos.
COM VALOR INTRÍNSECO
São as moedas digitais, que nasceram com o foco de serem meios de pagamento descentralizados – sem controle bancário e fiscal – e universais, mas também se tornaram produtos de investimento com alto grau especulativo e podem ser comparadas, em risco, às ações.
REPRESENTATIVOS DE VALOR
Aqui estão os token, arquivo digital sem valor intrínseco, que sempre representar o valor de um ativo ou direito, físico ou também digital, atrelado a ele.
É uma importante estratégia de negócios em tempos de muita competição, como forma de captação de recursos e de vendas com mais agilidade, liquidez e acessibilidade, superando as dificuldades conhecidas para negociar ativos no mercado tradicional.
- Custo alto com impostos e tarifas;
- Regulamentação excessiva de mercado e de governos;
- Muita burocracia em nichos como o mercado de imóveis;
- Pouca transparência e confiança na segurança de dados.
A tokenização dos ativos é um processo cada vez mais usado com sucesso para alavancar o volume de negócios e a rentabilidade deles.
ATIVOS DIGITAIS E ATIVOS FÍSICOS: QUAIS AS DIFERENÇAS?
Como vimos anteriormente, é possível representar digitalmente um ativo físico, porém o oposto não pode ocorrer – materializar ativos digitais nativos – o que nos mostra a dimensão da importância dos ativos digitais nos investimentos e planejamentos de negócios.
POTENCIAL DE PÚBLICO-ALVO
Vender um imóvel envolve um valor alto e muita burocracia. Negociar a antecipação de recebíveis de uma empresa está restrito aos bancos e financeiras. E são apenas dois exemplos.
Por outro lado, ao usar a tokenização, é possível fracionar o bem em centenas ou milhares de tokens – conforme as características dele – e expandir a base de potenciais compradores ou investidores.
Esse recurso foi criado com o bitcoin, que pode ser negociado em até 0,00000001 BTC.
Dessa forma, alcançamos os pequenos investidores, uma base numerosa que deseja diversificar seus investimentos para além de produtos financeiros tradicionais como a poupança ou a renda fixa.
DISPONIBILIDADE E ALCANCE
Vendas de ativos e direitos nos formatos tradicionais estão limitadas ao horário de funcionamento de bancos, corretoras e das próprias empresas, o que não acontece com os ativos digitais, pois eles ficam hospedados nas blockchains, que funcionam ininterruptamente.
Enquanto o dono do agronegócio dorme, vários tokens da safra dele são adquiridos!
Além disso, com base no conceito de descentralização, em que as negociações são feitas diretamente entre as partes e sem intermediários, não há limitação geográfica para comprar/investir em um ativo digital no Brasil.
AGILIDADE NOS NEGÓCIOS
Com as diferenças entre ativo digital e ativo físico que mostramos até aqui, a agilidade é naturalmente uma vantagem importante para os ativos digitais financeiros.
O acesso ininterrupto às plataformas digitais, o fracionamento das criptomoedas e dos ativos com a tokenização potencializam a oferta dos bens, aceleram o fechamento de vendas e aumentam a liquidez das operações.
REGULAMENTAÇÃO E BUROCRACIA
Com as moedas digitais e tokens, as negociações são per-to-peer, entre comprador e vendedor em uma corretora de criptoativos, sem controle externo e burocracia.
Vale ressaltar que, em muitos casos, a compra de tokens não significa ter a propriedade do bem e sim os direitos sobre remunerações previstas e a valorização do item em uma eventual venda dos tokens.
Nesse ponto, funciona como a oferta de ações de uma empresa.
CUSTOS DAS OPERAÇÕES
Junto com a burocracia e a regulamentação, vêm as tarifas, as despesas cartoriais e impostos, conforme o ativo que está sendo negociado. Esses custos encarecem as transações e desestimulam as pessoas.
Com os ativos digitais, sem os intermediários – e sem a compra efetiva em muitos casos – os custos são muito menores e tornam os criptoativos atraentes.
TRANSPARÊNCIA
Uma das maiores insatisfações das pessoas ao tentar comprar um bem ou investir é o excesso de atores na operação, o que acaba limitando a clareza das condições – em resumo, a pouca transparência que pode fazer um cliente/investidor desistir.
Nas operações com criptomoedas, o valor ofertado é o final e nas tokenizações, a oferta é suportada por um contrato inteligente que define as obrigações e direitos das partes.
Com isso, a decisão é mais rápida e segura.
VALE A PENA USAR OS TOKENS DE ATIVOS NA EMPRESA?
Negociar ativos através da tokenização é uma ótima alternativa para aumentar a base de potenciais clientes e usufruir das vantagens que citamos anteriormente, usando um ambiente digital de alto nível de segurança – a blockchain.
A empresa pode negociar seus ativos tangíveis e intangíveis para capitalizar os negócios ou aumentar o faturamento com mais rapidez.
Para começar, basta entrar em contato com uma empresa tokenizadora de ativos, como a BLOCKBR para apresentar o seu projeto, que será avaliado em conjunto para definir a melhor forma de ofertar os ativos ou direitos da empresa.
Quer conhecer mais vantagens de tokenizar os ativos da sua empresa? Veja nosso artigo!
COMO COMEÇAR A INVESTIR EM TOKENS?
Investir em criptomoedas e tokens é muito simples.
- Acessar um marketplace de tokens, como a BLOCKBR;
- Fazer o pré-cadastro com informações básicas;
- O CPF será validado por determinação legal;
- Você receberá um e-mail para criação da senha.
Pronto! Seu perfil será analisado e em breve você receberá um e-mail com a confirmação de seu cadastro. Além desse passo, será criada uma carteira digital para guardar os criptoativos adquiridos.
COMO COMPRAR TOKENS NA BLOCKBR
- Ao acessar o marketplace, você poderá conhecer todos os projetos hospedados com a BLOCKBR e escolher aquele (ou aqueles) que forem do seu interesse;
- Ao selecionar um projeto, você deve digitar o valor do investimento e o sistema mostrará a quantidade de tokens que você está comprando;
- Após confirmar, você é encaminhado para o pagamento.
Tudo é simples ao investir através de uma empresa experiente e que conhece o mercado de tokens!
BLOCKBR Digital Assets é uma fintech nativa web 3.0 que une inovação tecnológica e o conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização de ativos.
A oferta de ativos físicos e ativos financeiros tokenizados, tanto os atuais quanto novos, é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.
Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.
Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?