Em que momento das últimas décadas o mercado imaginaria uma empresa se capitalizando através da tokenização dos seus recebíveis? Essa iniciativa demonstra como a captação de recursos tornou-se um importante instrumento na expansão dos negócios.
Se existe algo que faz parte da rotina de uma empresa é a mudança; seja de correção de rota ou visando o crescimento, ela é bem-vinda e faz parte da natureza inquieta do empreendedor.
Mas como obter o capital necessário para os grandes desafios?
A captação de recursos é a alternativa que, por muito tempo, foi vista apenas como solução de imprevistos. Porém, é também uma ação estratégica para o desenvolvimento dos negócios.
Entre as várias formas de captar recursos existentes, você sabia que transformar ativos em tokens e negociá-los pode trazer resultados mais rápidos, seguros e rentáveis?
Nesse artigo, nós da BLOCKBR vamos falar sobre a captação de recursos, como ela pode elevar o patamar de competitividade da sua empresa e a importância estratégica da tokenização para levantar capital!
QUANDO A CAPTAÇÃO DE RECURSOS É IMPORTANTE PARA A EMPRESA?
Captar recursos pode ser benéfico em todos os momentos do negócio onde grandes decisões estratégicas ou emergenciais estão sendo tomadas.
- Reequilibrar o fluxo de caixa afetado por queda de vendas ou alta de despesas;
- Expandir a área de produção;
- Construir uma nova filial ou ampliar o imóvel atual;
- Modernizar os escritórios;
- Renovar o maquinário de produção.
Certamente, você lembrará de outros projetos e metas de igual importância e ligados à sua empresa ou às estratégias no seu nicho de mercado.
QUAIS AS FORMAS DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS MAIS CONHECIDAS?
1 – CRÉDITO NO MERCADO
Aqui incluem-se os empréstimos de bancos comerciais e as linhas de financiamento oficiais. Ainda é a forma bastante usada, porém existem alguns fatores críticos:
- O custo do capital é alto no Brasil;
- A burocracia na análise e o risco de negativa conforme os humores do mercado;
- As garantias pedidas podem inviabilizar o processo.
2 – CROWDFUNDING
Essa forma de captar recursos é feita através de plataformas especializadas em financiamento coletivo. Possui agilidade, mas exige atenção com alguns fatores:
- A clareza dos detalhes e propósitos da ação;
- A recompensa em cada nível de contribuição – podem existir vários;
- O prazo de captação alinhado com a necessidade da empresa;
- O risco do projeto não alcançar a meta e ser cancelado.
3 – INVESTIDOR ANJO
Essa forma de captação de recursos nasceu da ideia de financiar a inovação e a disruptura que as startups trazem para os mercados e vem alcançando os demais setores.
Investidores anjos, além do capital investido, contribuem com o know-how e o networking que possuem no setor. É preciso entender se a proposta se encaixa na dinâmica da empresa.
4 – ABERTURA DE SOCIEDADE
Consiste em buscar pessoas, grupos ou empresas que queiram aportar capital e tornarem-se sócios do negócio. A questão mais delicada está na essência: aceitar pessoas com expectativas e ideias já construídas e o quanto isso vai afetar o modelo de gestão atual.
Essas são algumas modalidades de captação de recursos com suas vantagens e pontos de atenção. Vamos falar de um modelo inovador e com diversos benefícios!
TOKENIZAÇÃO DE ATIVOS: UMA ÓTIMA FORMA DE CAPTAR RECURSOS!
Uma forma de captar recursos que vem crescendo nos últimos anos é a tokenização de ativos, que consiste em criar ativos digitais – os tokens – correspondentes aos bens, físicos ou não, que a empresa quer negociar para obter receita.
Os ativos tokenizados são fracionados e podem ser adquiridos em pequenas parcelas por empresas, grupos de investidores e pessoas físicas.
Os tokens são criados e negociados nas blockchains, um ecossistema digital de alto nível de segurança e transparência e que há anos é o local de criação das criptomoedas.
Tokenizar ativos é uma forma revolucionária de obter capital no mercado e empresas como a BLOCKBR são especializadas em transformar ativos em tokens para que sejam oferecidos a potenciais compradores.
Como veremos a seguir, são muitas as vantagens de captar recursos com tokenização quando comparamos com os meios tradicionais.
O QUE UMA EMPRESA PODE TOKENIZAR?
Não há limite sobre o que pode ser tokenizado e oferecido ao mercado, o que vai determinar é a análise sobre as expectativas de prazo para obter o capital desejado e o potencial de retorno financeiro do bem.
E a lista de possibilidades é bastante variada:
- Imóveis;
- Equipamentos;
- Estoques;
- Carteira de recebíveis;
- Patentes;
- Posições de investimento (cotas de fundo, ações);
- Participação societária.
A tokenização no mercado imobiliário, por exemplo, já é uma realidade na venda e compra de imóveis, conferindo mais agilidade, segurança e lucratividade às empresas do setor.
QUAIS AS VANTAGENS DE CAPTAR RECURSOS COM TOKENIZAÇÃO DE ATIVOS?
NEGOCIAÇÕES MAIS SEGURAS E TRANSPARENTES
Os digital assets (ativos digitais) são criados e administrados para oferta na blockchain, o que permite usufruir do alto nível de segurança da rede, imune a ciberataques.
Todas as transações ficam registradas na rede e são balizadas por contratos inteligentes (os smart contracts) que preveem direitos e deveres. Portanto, é a segurança total para quem oferece os tokens e quem deseja adquiri-los.
UM PÚBLICO MAIOR DE POTENCIAIS COMPRADORES
Ao fracionar um ativo digital, a oferta do bem torna-se atraente para um público que não tem capital para comprar um ativo integralmente mas deseja investir em bens com boa valorização.
Por exemplo, um ativo de 1 milhão de reais terá uma chance muito maior de captar recursos se forem oferecidos 100 tokens a um valor unitário de 10 mil reais e cada token se beneficiará da valorização do ativo no mercado.
MAIOR LIQUIDEZ SEM BUROCRACIA E INTERMEDIÁRIOS
O que é mais rápido de reverter em capital: um imóvel com uma cota de 2 milhões ou com 100 cotas de 20 mil cada? A divisibilidade de tokens impacta diretamente na liquidez do ativo digital.
A ausência de burocracia e de intermediários entre os pontos das transações criptografadas é decisiva para a agilidade na captação de recursos com a tokenização.
A blockchain valida a chave pública e a chave privada de cada ponto e os smart contracts fazem a distribuição eletrônica de cada fração aos investidores e do capital para o emissor dos tokens e tudo através de carteiras digitais.
Com a simplicidade das transações, a empresa pode auferir a receita mais rapidamente e começar o projeto em menos tempo.
E sabemos que, seja para pagar ou receber, tempo continua sendo dinheiro!
BLOCKBR Digital Assets é uma fintech que une a inovação tecnológica e o conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização de ativos.
A oferta de ativos físicos e financeiros tokenizados, tanto os atuais quanto novos, é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.
Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.
Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?
Preencha o nosso formulário e entraremos em contato.
BLOCKBR: ativos digitais impulsionando resultados e sonhos!