A tokenização e seus benefícios

A tokenização através de Blockchain simplifica drasticamente o trabalho de produtos tão complexos, com o qual vários bancos de investimento lidavam anteriormente. A regulamentação e o aumento da atenção do investidor aos custos de comissão enfraqueceram significativamente a posição competitiva dos produtos financeiros estruturados em comparação com os fundos negociados em bolsa (ETF); no entanto, o uso de blockchain está mudando a cada dia esta situação.

Menor nível de taxas e maior nívelde segurança. As vendas de produtos estruturados diminuíram constantemente nos últimos anos, em parte como resultado de mudanças regulatórias.

A Tokenização através de Blockchain torna os produtos estruturados muito mais baratos, rápidos, seguros e transparentes, dando nova vida aos mercados de produtos financeiros de trilhões de dólares

A tecnologia blockchain irá minimizar o risco de liquidação, reduz o risco de liquidação e mediadores, a chance de falhas humanas e o número de diferentes mediadores entre os investidores e a receita de produtos estruturados.
Os bancos mais confiáveis ​​da Suiça, como Vontobel e Lienhardt & Partner Privatbank Zürich, já emitiram produtos estruturados usando todos os benefícios da implementação de blockchain e tokenização. O jornal Forbes afirmou que a introdução em massa da tecnologia blockchain ocorrerá em um intervalo de 4 a 7 anos.

Os benefícios da tokenização através de blockchain em resumo;

  • Transparência
  • Custos reduzidos
  • Menor chance de erro humano
  • Risco de liquidação minimizado
  • Ausência potencial de mediadores
  • Democratização de oferta de produtos
  • Descentralização de produtos estruturados
  • Maior rentabilidade para o dono do ativo e investidores

Os benefícios da BLOCKCHAIN para a tokenização ?

 Revolucionar o setor financeiro

Existem mais de 1,7 mil milhões de adultos em todo o mundo que não têm conta num banco. Atualmente, as pessoas com rendimentos baixos têm muita dificuldade em abrir uma conta bancária, protegerem as suas economias ou terem acesso a um empréstimo ou crédito para iniciar um pequeno negócio. Isto porque os bancos exigem um histórico de crédito, a entrada de rendimentos regulares na conta e altas taxas.

Com a tecnologia blockchain, é possível superar muitas dessas limitações. Como não é necessário ter intermediários nas operações, não é preciso recorrer a bancos para ter uma conta. É possível transferir e receber dinheiro usando criptomoedas, sem ter que pagar as taxas e validações caras do sistema financeiro tradicional. As trocas comerciais inteligentes em blockchain são mais rápidas, eficientes, responsáveis ​​e acessíveis para todos.

Provar propriedade imobiliária e registros pessoais

A blockchain permite manter registros importantes com informações pessoais e médicas que, uma vez no sistema, se tornam permanentes e impossíveis de serem alteradas indevidamente. Essa possibilidade é uma excelente aliada de pessoas em situações extremas (como refugiados, pessoas traficadas, imigrantes ilegais ou para quem vive em áreas de conflito armado). Afinal, assim, elas podem acessar suas informações em qualquer lugar, receber assistência médica adequada e fazer valer os seus direitos.

A tecnologia permite, ainda, reduzir drasticamente o custo da coleta de dados e outras operações administrativas em áreas de emergência e evitar fraudes de identidade.

Os proprietários imobiliários também conseguem ter sempre disponível a documentação que comprova os seus direitos, independentemente da situação que possam viver. Dessa forma, podem resolver disputas, principalmente em países subdesenvolvidos onde a corrupção e ocupação de terras ainda são um problema.

Combater a corrupção e evasão fiscal

A corrupção e a fraude são dois dos principais problemas que muitos países enfrentam, e a razão para o crescente fosso entre ricos e pobres. Nesse sentido, a tecnologia blockchain oferece um nível de segurança sem precedentes, total transparência e integridade de registros numa rede descentralizada. Por isso, é a opção ideal para ajudar a manter a democracia, impedindo a fraude ou manipulação eleitoral.

Com a implementação da tecnologia, as instituições governamentais podem tornar-se mais transparentes nas suas interações, abrindo caminho para um sistema imparcial. Da mesma forma, se for disseminada e amplamente utilizada por governos e pessoas, pode ser muito eficiente na arrecadação de impostos e, até, acabar com a economia informal. Assim, haveria um aumento substancial de dinheiro público disponível para financiar o bem-estar, o atendimento médico universal ou mesmo a investigação científica.

Maior transparência nas iniciativas sociais das empresas

Esta tecnologia é uma mais-valia, também, para as empresas, já que permite ter um processo totalmente transparente das suas iniciativas de responsabilidade social corporativa. É possível rastrear os valores arrecadados até chegarem aos beneficiários e contabilizar o impacto real gerado pelas ações.

Conhecer os resultados das iniciativas vai ajudar a motivar os funcionários e a melhorar o seu engajamento. Mas, acima de tudo, vai permitir compreender o papel da empresa como agente de mudança no mundo. Para completar, a comprensão sobre o que é blockchain ajuda a materializar a transparência necessária para cumprir os critérios de ESG, que os investidores procuram.

Da mesma forma, a blockchain pode ajudar a garantir a origem sustentável das matérias-primas. Com a ferramenta, o usuário rastreia o produto do início ao fim, mantendo um histórico disponível para consulta. Dessa forma, impossibilita qualquer tentativa de fraude e valida as organizações que demonstrem ter preocupações sociais e ambientais.

BLOCKBR Digital Assets é uma fintech que une a inovação tecnológica e o conhecimento digital transformando ativos físicos em digitais que chamamos de tokens. A criação de novos produtos financeiros para o mercado de forma democrática e descentralizada torna mais simples, além de mais eficiente, a maneira como as pessoas passarão a investir dinheiro e conhecer novos produtos financeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *