Um ativo tokenizado é uma excelente estratégia de captação de recursos com transparência, credibilidade e uma rentabilidade maior para empresas e pessoas.
É um processo que está se popularizando por ser aplicável aos mais variados segmentos de mercado, modelos de negócio e, em especial, a todos os tipos de ativos.
Seja um ativo tangível como um imóvel lançado por uma construtora ou intangível como os direitos autorais de um artista, não há bem que não possa ser representado por tokens e negociado na blockchain com a segurança usada no mercado de criptomoedas.
Além disso, a tokenização vem ao encontro de duas exigências do mundo dos negócios atual: agilidade e democratização de acesso.
Pessoas e pequenas empresas querem participar das oportunidades. Um colecionador pode tokenizar obras de arte e uma pequena indústria pode negociar tokens de recebíveis.
O resultado? Um número maior de investidores, em menos tempo e com uma rentabilidade maior. Como isso é possível?
Como a tokenização pode impulsionar os negócios de uma empresa?
Nesse artigo, a BLOCKBR vai mostrar as principais características e benefícios de um ativo tokenizado e contribuir para o entendimento dessa revolução!
O QUE É UM ATIVO?
Ativo é toda forma de recurso que pode compor o patrimônio de uma empresa, família ou pessoa, possui valor comercial e determina o grau de riqueza de quem o possui.
Os ativos podem ser divididos em duas categorias conforme a forma deles.
ATIVOS TANGÍVEIS
São os ativos que só podem ser representados fisicamente e estão entre os mais conhecidos: imóveis, equipamentos, máquinas, veículos, obras de arte, mobiliário, inventários, estoques, reservas em metais preciosos, colecionáveis e outros.
Um diferencial desse tipo de ativo é a incidência da depreciação – a desvalorização contábil em virtude da obsolescência do ativo.
ATIVOS INTANGÍVEIS
São os ativos que não podem ser possuídos fisicamente e que normalmente são de avaliação complexa: direitos autorais, marcas registradas, nomes comerciais, patentes, carreiras artísticas e esportivas, direitos creditícios, empréstimos concedidos e franquias.
Também estão nessa categoria os domínios, websites, blogs e contas em redes sociais, pela valorização que esses itens dão às marcas as quais estão ligados.
Outra classe de ativo intangível cada vez mais popular são os criptoativos – criptomoedas, redes de blockchain e os contratos inteligentes.
ATIVOS FINANCEIROS
São os ativos de papéis, intangíveis, porém devem ser vistos de forma diferenciada pois estão associados a acordos contratuais existentes e representam direitos e garantias financeiras.
Entre os ativos financeiros mais conhecidos estão os produtos do mercado financeiro: ações, debêntures, precatórios, títulos de renda fixa ou variável, cotas de fundos de investimento, contratos a termo e futuros.
No mercado da tokenização, são os chamados security tokens.
O QUE É A TOKENIZAÇÃO?
Tokenizar significa criar um arquivo digital e criptografado que represente o valor de um ativo, seja ele tangível, intangível ou financeiro, para ser oferecido no mercado a investidores ou compradores.
A tokenização é uma excelente alternativa para uma pessoa, grupo ou empresa levantar o capital necessário para outros projetos de crescimento com mais rapidez, transparência e segurança.
É um processo em franca expansão no mundo porque reúne uma série de benefícios alinhados à forma como os negócios são conduzidos nos dias de hoje, como foco na simplicidade de processos e na agilidade.
Devemos ressaltar a importância do contrato inteligente na tokenização, pois ele é que comanda todo o processo, não só durante o período de oferta do ativo tokenizado, mas também nas remunerações futuras.
QUAIS ATIVOS PODEM SER TOKENIZADOS?
A rigor, todos os ativos tangíveis ou intangíveis podem ser representados em tokens para oferta no mercado através de uma blockchain.
Não há barreira legal ou operacional para tokenizar ativos. Mesmo os ativos reais regulados pela Comissão de Valores Imobiliários, como as ações e cotas de fundos de investimento, podem ser tokenizados.
Por outro lado, é preciso submeter o ativo à análise de uma empresa tokenizadora de ativos, como a BLOCKBR para avaliar:
- O valor de mercado;
- A relação de custo e benefício ao usar a tokenização;
- A regularidade fiscal (comprovação de propriedade, adimplência fiscal etc).
Importante ressaltar que não só os ativos são objetos de tokenização; é possível gerar tokens de projetos onde haja potencial de geração de riqueza que remunere os investidores.
Um bom exemplo são os projetos de mineração, onde a empresa pode levantar recursos para o desenvolvimento da mina e valorização dos tokens de metais como o ouro.
Como podemos imaginar, não há limites para a criatividade quando o assunto é tokenizar para gerar capital. Com os benefícios oferecidos, essa estratégia torna-se ainda mais atraente!
5 BENEFÍCIOS DE UM ATIVO TOKENIZADO
1 – DEMOCRATIZAÇÃO DO INVESTIMENTO
Uma das características mais destacadas do processo de tokenizar é a possibilidade de dividir o bem em um grande número de partes de menor valor – é o fracionamento do ativo.
Uma construtora, uma administradora de imóveis e mesmo uma pessoa física podem oferecer um imóvel tokenizado em centenas ou milhares de frações em vez de ofertar o ativo em um único token.
Com isso, um número muito maior de pessoas e empresas, especialmente os pequenos e médios investidores, se interessarão porque terão acesso aos valores dos tokens, acelerando o processo de venda das cotas e aumenta a atratividade do ativo.
A quantidade de frações de tokens é ilimitada, pois a blockchain faz toda a gestão (100% eletrônica), os recebimentos de valores dos compradores, a entrega das cotas e as remunerações previstas no o smart contract.
2 – TRANSPARÊNCIA
Todas as operações dentro de uma oferta de ativo em tokens são processadas na blockchain e registradas em um livro-razão digital dentro da rede. Cada transação recebe uma chave única de identificação.
Todas os peers (pontos ou computadores) mantêm cópias individuais dos históricos, de forma que se um computador malicioso conseguisse adulterar uma delas, essa versão não seria aceita pelos demais e o usuário seria rechaçado da rede.
Com isso, a tokenização é transparente, aumentando a confiança das pessoas, em especial quem não está acostumado a investir.
3 – EFICIÊNCIA
Se estamos sempre surpresos com a capacidade de processamento e a velocidade de muitos softwares, aplicativos e plataformas, pode-se multiplicar a surpresa por muitas vezes quando falamos de tecnologia de blockchain.
E o diferencial de eficiência não está apenas na velocidade de processamento, que independe da quantidade de tokens e das condições a serem administradas, mas também no contrato de tokenização, que define a eficácia de todo o processo.
4 – SEGURANÇA
Todo o processo de tokenizar é feito em uma blockchain, um grande ecossistema de tecnologia, composto por supercomputadores que têm por obrigação validar cada transação que é feita com criptoativos.
Assim que um contrato inteligente de uma tokenização é inserido, esses nós do sistema (as máquinas) terão a mesma versão do contrato e isso impede que um dos pontos da rede possa ser fraudado.
Quanto à segurança de dados, as blockchain, por princípio – e por serem responsáveis pela segurança das operações com as critptomoedas e stable coins – utilizam os mais avançados protocolos de segurança.
5 – REDUÇÃO DE CUSTOS
A tokenização segue uma das mais importantes premissas desde a criação do bitcoin: descentralizar o processo de oferta de ativos, retirando dele os agentes que existem nas operações tradicionais de mercado.
Depositários, custodiantes, equipes de administração, software de gestão nos emissores de tokens (ou controles expostos a falhas) são barreiras para formar um preço mais atraente e impactam diretamente na rentabilidade da operação.
BLOCKBR Digital Assets é uma fintech que une a inovação tecnológica e o conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização de ativos.
A oferta de ativos físicos e financeiros tokenizados, tanto os atuais quanto novos, é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.
Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.
Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?