Criptomoedas, tokens de ativos, metaverso: quem imaginaria viver uma era tão fértil de inovações da tecnologia impactando na forma de fazer negócios, de investir e de nos relacionarmos? O que muitas pessoas não sabem é que elas têm um grande mundo em comum: a blockchain.

A cadeia de blocos, como também é conhecida, permitiu o surgimento do bitcoin em 2008 e milhares de moedas digitais criadas desde então e é a base tecnológica para as mais profundas transformações monetárias e financeiras.

Podemos definir a blockchain como um ecossistema digital composto por uma quantidade incontável de computadores com altíssimas capacidades para processar diversas transações, desde uma compra com criptomoeda até investir em ações tokenizadas.

A rede de blocos vai naturalmente se tornando parte da paisagem tecnológica, entrando no radar de projetos de desenvolvimento das empresas, bancos e governos, mas em que proporção vai impactar o mercado financeiro no futuro?

A BLOCKBR, uma empresa nativa web 3.0, fala da importância da blockchain para o sistema financeiro e que caminhos ela vai apontar para negócios de investimentos!

O QUE É A BLOCKCHAIN

A blockchain é um banco de dados distribuído – não há controle externo de banco ou governo – em um ambiente digital de grandes proporções por uma quantidade imensurável de computadores capazes de processar um sem-número de operações em altíssima velocidade.

Cada computador é um validador da rede e todos, sem exceção e ao mesmo tempo, devem atestar a autenticidade de cada operação realizada, seja a criação de novas unidades da criptomoeda nativa da rede às negociações dela e de tokens de ativos.

Portanto, a blockchain é a tecnologia usada por empresas e pessoas que querem oferecer criptoativos e outras que, do outro lado, desejam adquirir ou investir em bens e direitos através deles.

É importante lembrar que não existe uma blockchain apenas; elas surgem à medida que novas moedas digitais são criadas e a tecnologia vai se mostrando mais versátil e eficiente na indução de variados tipos de negócios.

COMO FUNCIONA A BLOCKCHAIN

Vamos tomar como exemplo a compra de tokens de uma safra de café que estão ofertados por uma empresa do agronegócio na blockchain ABC.

A VALIDAÇÃO DA TRANSAÇÃO

Assim que o comprador ou investidor solicita a transação na plataforma de tokens, os dados serão validados por toda a rede – a infinidade de computadores – e será aprovada somente se todos estiverem de acordo.

Basicamente, é verificar se o investidor tem o saldo necessário de criptomoedas, como um terminal de banco faz quando você quer fazer um saque. O saldo de moedas é transferido para tokens é liberado para o ofertante e o saldo de tokens é creditado na carteira digital do comprador.

Todos os dados serão registrados em um bloco de transações da blockchain.

O BLOCO DE DADOS

Cada transação realizada na blockchain recebe uma identificação totalmente única e é inserida em um bloco de informações da rede.

Essa identificação é composta de uma identificação (o hash) própria e dos hash das transações anterior e posterior, de forma que se cria uma cadeia (chain) de fatos contábeis que não podem ser alterados ou cancelados – uma venda desfeita precisará de uma transação que representa o estorno.

É POSSÍVEL FRAUDAR UMA OPERAÇÃO NA BLOCKCHAIN?   

Não.

Cada computador mantém a versão final das transações com a identificação única, de forma que, caso um deles tenha intenção de fraudar, será preciso que todos os demais validem, o que não será possível pois as suas versões serão conflitantes com a do ponto malicioso.

Essa segurança é possível graças ao conceito da descentralização – ninguém detém o poder central para validar, como acontece em um sistema cliente-servidor de um banco.

Além disso, nenhuma instituição financeira ou governo controla a blockchain, o que permite que as operações fluam diretamente entre os computadores das partes (peer-to-peer)

POR QUE A BLOCKCHAIN É IMPORTANTE PARA AS TRANSAÇÕES FINANCEIRAS?

Como está o mercado cripto e de tokenização fora do Brasil!

POR QUE A BLOCKCHAIN É IMPORTANTE PARA AS TRANSAÇÕES FINANCEIRAS?

A blockchain agrega às transações financeiras alguns benefícios que são fundamentais para os negócios dos dias atuais, em especial a segurança e a transparência, dois valores que são muito importantes para os tempos de virtualização dos negócios.

SEGURANÇA DA BLOCKCHAIN

Quando falamos das políticas e protocolos de segurança, são os melhores do mercado – motivo pelo qual bancos e financeiras vêm se interessando cada vez mais em implementar a blockchain em seus processos e reduzir os riscos de invasões virtuais.

A criptografia e a forma como os dados são estruturados internamente tornam praticamente impossível um ciberataque bem-sucedido.

Dentro da rede, o sistema de validação e geração de blocos cumpre a tarefa de garantir a segurança dos dados, pois é preciso que um validador malicioso obtenha o consenso de toda a rede, o que não seria possível.

TRANSPARÊNCIA DA BLOCKCHAIN

Todas as transações efetuadas são armazenadas nos blocos e registradas em um livro-razão digital e descentralizado. Cada validador da rede possui uma cópia e todas são idênticas, o que proporciona a transparência necessária e reforça a segurança das informações.

QUAIS AS VANTAGENS DA BLOCKCHAIN NO MERCADO FINANCEIRO

MAIS AGILIDADE

A velocidade de processamento dos supercomputadores confere uma grande agilidade para analisar e aprovar as transações, pois todos os pontos trabalham para validar, apenas um conseguirá e o resultado é compartilhado entre os demais.

Além disso, as operações são feitas diretamente entre investidores e empresas através de suas carteiras digitais, sem intermediários, o que nos leva ao próximo benefício da blockchain.

MAIS DISPONIBILIDADE

Um dos maiores desafios dos produtos financeiros tradicionais nos dias de hoje é a restrição de horário para fazer investimentos e algumas transações financeiras. Afinal, as pessoas querem ter a comodidade de fechar negócios a qualquer hora e sem depender de assessores financeiros.

A blockchain, por sua vez, funciona ininterruptamente.

Portanto, um ofertante de criptomoedas ou tokens pode fechar negócios durante a madrugada e sem precisar atuar, pois todo o funcionamento da rede é eletrônico e sem interferência humana.

MAIS OPORTUNIDADES

Esse é, sem dúvida, o maior benefício da blockchain: poder ofertar tokens de ativos e criptomoedas de forma fracionada, em partes muito menores e com valores mais acessíveis.

Isso ajuda a atrair uma grande parcela da população de pequenos investidores ou não têm perfil para algumas aplicações, como os fundos de investimento em ouro.  Por outro lado, com as ofertas de tokens de reservas de ouro, crescem as oportunidades de negócios!

O QUE ESPERAR DO FUTURO DA BLOCKCHAIN NO MERCADO FINANCEIRO

A popularização das operações financeiras blockchain based, em especial a tokenização de ativos é um caminho sem volta.

São muitos os benefícios e eles estão relacionados diretamente com as expectativas de pessoas com as novas tecnologias em seu dia a dia – uma relação com investimentos mais ágil, mais segura e que possa ser feita a qualquer dia e hora.

Outro aspecto positivo da blockchain é o crescente interesse das empresas em usar a tecnologia em cadeias de produção e logística – uma forma de uso mais recente e ainda pouco conhecida, mas que possui um potencial de expansão considerável.

BLOCKBR Digital Assets é uma fintech nativa web 3.0 que une inovação tecnológica e o conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização de ativos.

A oferta de ativos físicos e ativos financeiros tokenizados, tanto os atuais quanto novos, é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.

Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.

Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *