A blockchain, base de surgimento das criptomoedas, é um banco de dados distribuído, com vários computadores interligados onde transações são validadas em uma estrutura de cadeia de blocos com uso de criptografia de alto nível.

Todo esse contexto torna as transações confiáveis, imutáveis e rastreáveis.

Ela funciona como um livro-razão compartilhado que contém todos os registros criptografados de transações que podem ser de ativos físicos ou digitais, saldos de contas, estoques, cadeias logísticas, captação de recursos e inúmeros outros processos.

A blockchain avança para mudar as nossas relações com a produção, o consumo, a segurança de dados, os contratos e o controle de processos. A tokenização é um ótimo exemplo do potencial da blockchain para revolucionar negócios.

Será que ela pode revolucionar a administração da sua empresa? Pode mudar a sua relação com a compra de alimentos orgânicos ou a segurança na compra de um automóvel?

A BLOCKBR preparou esse artigo sobre a blockchain, para ajudar você a projetar as inúmeras oportunidades que ela proporciona para nossos hábitos de consumo e os negócios!

PRINCIPAIS CONCEITOS PARA ENTENDER A BLOCKCHAIN

Vamos falar de alguns conceitos essenciais para entender a blockchain e ver que ela é muito mais simples (ou menos complexa) do que parece.

BANCO DE DADOS DISTRIBUÍDO

No banco de dados distribuído de uma blockchain, as informações não ficam em um servidor central, são replicadas de forma igual em conteúdo entre os pontos de rede (peers) definidos pela empresa – computadores que farão a validação das transações.

Atualmente, as empresas trabalham com banco de dados centralizado em um servidor, para onde as solicitações de usuários são enviadas e feitas as atualizações de dados.

Porém, como fazer quando o servidor sai do ar ou é atacado por criminosos virtuais?

Na estrutura da blockchain, todos os pontos têm o mesmo conteúdo sobre o movimento de determinada rotina – saques de caixa eletrônico, por exemplo. Caso um dos pontos saia do ar ou seja desativado, os demais continuarão o trabalho de validação.

CADEIA DE BLOCOS

Tomando o exemplo de um saque bancário, toda as informações – terminal de saque, dados da conta, horário, valor, saldo da conta antes e depois do saque – devem ser validadas por toda a rede (peers) e inseridas em um bloco criptografado de dados (block).

Cada bloco aprovado eletronicamente recebe uma assinatura digital única – o hash – e será conectado ao hash dos blocos anterior e sucessor, gerando uma cadeia de dados (chain).

As informações são imutáveis e protegidas. Qualquer tentativa de adulterar os dados de um bloco será imediatamente rejeitada, pois todos os nós possuem versões íntegras do bloco.

CONTRATOS INTELIGENTES

Os smart contracts são um conceito extremamente importante e que permeia toda a operação da blockchain para criar regras de consenso – parâmetros sobre os quais a rede vai aprovar ou não uma transação.

Por exemplo, se um banco quiser limitar saques em caixas eletrônicos a 100 reais diários ou a política de concessão de crédito para microempresas. É possível usar os contratos inteligentes para todas as regras de negócios e processos, entre eles:

A tentativa de criar transações que burlam as regras esbarra nos smart contracts, que regem permanentemente as condições de uma determinada rotina.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA BLOCKCHAIN PARA OS NEGÓCIOS?

A agilidade, a precisão e o alto nível de segurança das blockchain de criptomoedasbitcoin, ether e outras – trouxeram essa tecnologia para o centro da atenção de mercados e empresas.

Existe um vasto campo a explorar nos negócios com o uso da blockchain e beneficiar-se dos diferenciais que ela proporciona.

CONFIABILIDADE E TRANSPARÊNCIA

Na blockchain de uma empresa, um pagamento de boleto de um fornecedor deve ser validado por todos os pontos da rede (peers).

A partir da validação, a transação é gravada em um bloco de dados e se torna permanente e imutável – o funcionário deverá gerar uma operação nova que represente a contrapartida do pagamento mas nunca a exclusão dele.

Nenhum ponto da rede (computadores de estações de trabalho, no caso) tem autoridade para excluir ou alterar dados de uma transação – e mesmo que o fizesse, entrará em conflito com os dados íntegros que os demais pontos possuem e será bloqueada.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA BLOCKCHAIN PARA OS NEGÓCIOS

SEGURANÇA DAS OPERAÇÕES

Sem dúvida esse é o primeiro benefício que as empresas buscam em tempos de ciberataques e incertezas sobre os modelos de gestão e segurança de dados realmente eficazes.

A criptografia de alto nível e a criação de hashs (chaves digitais únicas) para nomear os blocos de dados e fazer o encadeamento estão entre os diferenciais que garantem a total segurança da blockchain.

Não há registros de ciberataques às redes desde a criação nas tão visadas movimentações e moedas digitais e na tokenização de ativos, uma operação cada vez mais comum nas empresas para capitalizar projetos.

OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS

Um dos grandes desafios das empresas atuais é otimizar processos e ganhar competitividade. As possibilidades de ganho de eficiência e de agilidade nas empresas são infinitas com o uso da tecnologia de blockchain.

Podemos citar algumas:

Como podemos ver, a rede de blocos tem potencial para agregar qualidade às mais variadas rotinas de empresas.

Esses benefícios são decisivos para empresas e pessoas captarem recursos com mais segurança e um retorno de investimento maior.

COMO A BLOCKCHAIN FAVORECE A TOKENIZAÇÃO?

A ligação entre a tokenização e blockchain é total, pois são os benefícios da rede de blocos que suportam o sucesso crescente da geração de tokens de ativos.

O grande objetivo ao gerar digital assets é a captação de recursos por empresas e pessoas para financiar projetos. São bens de alto valor e a segurança é um fator fundamental no processo.

A criptografia de alto nível é usada na criação dos tokens de imóveis, obras de arte, ouro, token de produtos financeiros e contratos do agronegócio.

Além disso, a cadeia de blocos e o contrato inteligente com as regras da tokenização são a base para que a blockchain faça uma gestão eficiente até a entrega dos tokens aos investidores e do capital auferido para o proprietário do ativo.

A tokenização com tecnologia blockchain é o futuro dos negócios que precisam de agilidade, segurança e o melhor resultado de investimento!

BLOCKBR Digital Assets é uma fintech que une a inovação tecnológica e o conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização de ativos.

A oferta de ativos físicos e financeiros tokenizados, tanto os atuais quanto novos, é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.

Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.

Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?

Preencha o nosso formulário e entraremos em contato.

BLOCKBR: ativos digitais impulsionando resultados e sonhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *