Enquanto aguardamos ansiosamente a chegada da web 3.0 e todas as suas mudanças na forma de lidar com privacidade e distribuição de conteúdo, uma revolução já acontece em salas de marketing por todo mundo: o metaverso.

Essa nova realidade (literalmente falando) está dando os seus primeiros passos, mas já chama a atenção de corporações dos mais variados mercados em todo o mundo.

Isso demonstra o grande potencial econômico, além dos impactos – ainda sem uma dimensão definida – que essa tecnologia disruptiva provocará em diversos aspectos da vida cotidiana.

E com um diferencial importante: o metaverso se relacionará com outros conceitos igualmente revolucionários e que já existem, além da terceira onda da internet – realidade aumentada, realidade virtual, hologramas, blockchain, contratos inteligentes, tokens e criptomoedas!

E assim como muitos especialistas erraram com as moedas digitais e com a tokenização, erraremos com o metaverso: não é uma moda e fará parte da vida de todos, negócios e pessoas, nos mais diferentes níveis.

Mas como investir no metaverso e embarcar nesse trem da oportunidade?

Nesse artigo, a BLOCKBR mostra as características, quem já pegou assento nessa viagem e como é possível gerar renda com essa (mais uma) grande disruptura tecnológica!

O QUE É O METAVERSO?

O metaverso é um ambiente virtual imersivo, que relaciona o mundo digital e o mundo real e onde as pessoas assumem representações digitais – os avatares em 3D – e vivem variados contextos de representação do mundo físico.

Você poderá viver as mais variadas experiências de relacionamentos, entretenimento, consumo e investimento – trabalho, compras, relações e eventos sociais e outras atividades.

Para compreendermos melhor a dimensão do metaverso, basta imaginarmos a vida atual sem as conexões virtuais, a expansão da forma como nos relacionamos e fazemos negócios e todas as tecnologias que suportam essas transformações.

Sim: em certa medida, o metaverso já existe em nosso cotidiano. Com ele, a vida virtual está alcançando um patamar ainda mais imersivo, economicamente descentralizado e centrado no usuário.

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DO METAVERSO?

REALISMO

Mais do que proporcionar o ambiente realista em termos gráficos, o metaverso quer entregar o realismo das atividades para que as pessoas criem uma história verdadeira, com lastro em fatos que sejam considerados como reais.

UBIQUIDADE

É a capacidade que as pessoas terão de estar nos mais diversos ambientes de metaverso, de forma simultânea, permitindo um nível de riqueza nas relações e de proximidade que ainda não alcançamos com as tecnologias atuais.

INTEROPERABILIDADE

Com a ubiquidade do metaverso, a presença digital e a física em uma mesma atividade trarão problemas legais? Se essa ainda é uma questão em alguns aspectos, o mundo metaverso tem mecanismos próprios (e legais) de regulação.

As carteiras virtuais e os smart contracts, com sua criptografia de alto nível, suportam todas as atividades comerciais e financeiras – por exemplo, usar bitcoin ou ether para comprar ações tokenizadas – que as pessoas farão nesse mundo virtual.

Você poderá, ao mesmo tempo, comprar ações da mesma empresa, por telefone com uma corretora e ambas as operações estarão amparadas por seus respectivos contratos.

DESCENTRALIZAÇÃO

A descentralização é um dos pilares do sucesso das moedas digitais e dos tokens de ativos e será decisivo para a economia metaversa, usando os criptoativos como moeda em transações peer-to-peer suportadas pela segurança de alto nível da blockchain.

ESCALABILIDADE

Aqui está o conceito que atrai tanto a atenção de mercados, especialmente do entretenimento em todo o mundo para operar no metaverso: a possibilidade de ser visto, se relacionar e vender para um público sem fronteiras.

Escalabilidade Metaverso

EMPRESAS QUE ESTÃO INVESTINDO NO METAVERSO

Um número cada vez maior de segmentos de mercado está investindo nas possibilidades de novos negócios que as características do metaverso proporciona.

Podemos destacar que são nichos onde as marcas de referência já operam, há algum tempo, com projetos baseados em tokens e criptomoedas, especialmente os NFT, tokens intimamente ligados à exclusividade e unicidade – características marcantes desses mercados.

MODA

O sucesso crescente dos NFT está levando as marcas de luxo na moda a apostar na venda de itens exclusivos nos metaversos disponíveis. Os projetos são associados ao nicho de maior sucesso na nova realidade: os criptogames.

Gucci e Vans estão associadas ao jogo Roblox para oferecer artigos únicos e customizados, enquanto Balenciaga trouxe um projeto inovador: oferecer skins de peças de vestuário para avatares de jogadores do Fortnite.

GALERIAS DE ARTE

Galerias como a Sotheby’s permitem aos proprietários exibir e vender em leilão peças de arte em NFT.

ESPAÇOS DE PUBLICIDADE

Agências de publicidade estão explorando outdoors digitais que são construídos pelos donos de imóveis no metaverso, gerando visibilidade para produtos de seus clientes e gerando renda para os proprietários.

ENTRETENIMENTO

Esse é, sem dúvida, um dos nichos mais atuantes no metaverso, com artistas e DJ consagrados em espetáculos exclusivos. O sucesso nesse segmento se deve a uma série de fatores:

Um exemplo bastante conhecido é o show da Ariana Grande dentro do criptogame Fortnite.

COMO COMEÇAR A INVESTIR NO METAVERSO!

O metaverso é uma realidade que tende somente a evoluir nos próximos anos, principalmente por ser um ambiente sólido sobre o qual a web 3.0 se desenvolverá. As oportunidades de investir e obter lucro no metaverso são muitas.

AÇÕES DE EMPRESAS

Investir em ações tokenizadas de empresas no metaverso é uma ótima forma de investimento, a partir da expansão delas no ambiente e da valorização das marcas. Algumas empresas brasileiras já possuem projetos no ambiente – Itaú, Renner e o Banco do Brasil.

Grandes empresas internacionais – Facebook, Google e outras – também oferecem ações de metaverso no exterior, que podem ser compradas no Brasil através de BDR.

TOKENS DE ATIVOS

Todo ativo em um metaverso – imóveis, terrenos, veículos, skins, vestimentas e acessórios de jogadores, marcas e outros itens – pode ser tokenizado – converter seu valor em pequenas frações para que seja ofertado para compra no ambiente.

Como acontece no mundo real, os ativos no metaverso se valorizam conforme diversos fatores e se tornam uma excelente forma de investir no metaverso.

CRIPTOMOEDAS

É possível investir e obter uma renda considerável com a criptomoeda de um metaverso, como a SAND do metaverso The Sandbox, a AXS para o Axie Infinity e a MANA do Decentraland.

Critptomoedas já são, tradicionalmente, um investimento com alto retorno, em que pese ser também de risco proporcional e alta volatilidade.

Portanto, podemos imaginar que, dentro de um ambiente com alta visibilidade, investimentos massivos de empresas e em franco crescimento, as moedas digitais são uma opção com ótimas perspectivas.

OFERTA DE BENS TOKENIZADOS

Uma forma eficiente de ganhar dinheiro no metaverso é ofertar ativos tokenizados, que podem representar bens físicos ou serem itens nativos do metaverso.

Dessa forma, existem dois caminhos para aproveitar esta opção:

Um aspecto altamente positivo para fazer negócios no metaverso é a democratização; não só as corporações e grandes empresas podem existir nesse ambiente e lucrar com uma nova e ampla visibilidade.

Médios e pequenos negócios e pessoas podem usufruir dos benefícios desse novo mundo e aumentar a receita, além de projetar a marca na vanguarda da tecnologia!

BLOCKBR Digital Assets é uma fintech que une a inovação tecnológica e o conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização de ativos.

A oferta de ativos físicos e financeiros tokenizados, tanto os atuais quanto novos, é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.

Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.

Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *