Quando se fala da importância da correta valorização de ativos, imaginamos que essa é uma missão das empresas. Porém, ela também deve fazer parte de um projeto pessoal de longo prazo: gerar renda extra passiva.
Fazer o dinheiro gerar dinheiro protege o poder de compra, garante a segurança financeira e a qualidade de vida no futuro e sustenta sonhos!
Um investimento em ações, por exemplo, é uma fonte de renda passiva; você trabalhou muito para acumular capital – a renda ativa – e agora é a vez desse capital trabalhar!
Existem várias formas de gerar renda passiva, mas será que a tokenização pode ser uma aliada para isso?
Nesse artigo, a BLOCKBR vai abordar as diferentes formas de renda e como você pode fazer para o dinheiro suar por você!
RENDA PASSIVA E RENDA ATIVA: QUAL A DIFERENÇA?
RENDA ATIVA
É a conhecida de todos nós: a renda obtida através do trabalho como empregado, profissional liberal, autônomo ou empreendedor. Aqui entram as fontes de renda onde a pessoa investe esforço para obter receita.
Para a grande maioria das pessoas, a renda ativa é o ponto de partida para acumular capital e investir em ativos que geram renda passiva.
RENDA PASSIVA
É a renda obtida através do investimento de capital em ativos físicos e produtos financeiros que geram rendimentos regularmente e em uma periodicidade contratada. Um dos exemplos mais conhecidos são os imóveis que geram a renda passiva de aluguel.
O imóvel é um exemplo curioso de ativo gerador de renda passiva que, para a grande maioria das pessoas, nasce de uma renda passiva de alguns anos até que se possa adquirir o bem.
Uma premissa básica da renda passiva é não ser sustentação de orçamento. Dessa forma, será possível fazer os grandes planos contando com os rendimentos futuros.
É POSSÍVEL VIVER DE RENDA PASSIVA?
Certamente sim!
O desejo das pessoas é, ao longo do tempo, depender cada vez menos da renda ativa e mais da renda passiva – um processo natural quando pensamos na aposentadoria, que nada mais é do que um rendimento passivo decorrente do seu investimento na contribuição previdenciária.
Porém, para viver de renda passiva, é preciso fazer um estudo constante e realista:
- Do orçamento pessoal, equilibrando necessidades, planos e prazos;
- Da capacidade de investir sem comprometer o orçamento;
- Da qualidade dos investimentos;
- Da facilidade de mudar o perfil de investimento.
Conhecer as formas de gerar renda passiva e estar sempre atento às melhores a cada tempo é uma forma eficiente de obter o melhor rendimento passivo sempre. Vamos falar das mais conhecidas.
QUAIS AS FONTES DE RENDA PASSIVA MAIS CONHECIDAS?
IMÓVEIS
A renda passiva de imóveis próprios é uma excelente opção, seja na locação por temporada, que está em constante crescimento ou nos contratos residenciais de locação ou comerciais de longo prazo.
O mercado de aluguel imobiliário é normalmente aquecido, pois as linhas de financiamento no Brasil são caras. Por outro lado, alugar traz embutido o risco de inadimplência e o estado do imóvel ao final de cada contrato – que pode gerar custos de reparos.
MERCADO DE AÇÕES
As ações são uma das formas de gerar rendimento passivo mais conhecidas, apesar de não ser a mais popular devido à complexidade, a volatilidade e a limitação de acesso a investidores com muito capital.
Você pode ganhar com a valorização dos papéis no mercado e com os dividendos, que são a parcela dos lucros distribuída a quem possui as ações.
A tokenização das ações está tornando esse investimento mais democrático, ajudando pequenos investidores a obter renda passiva.
FUNDOS IMOBILIÁRIOS
Os fundos imobiliários são uma excelente oportunidade de gerar renda com imóveis sem os riscos inerentes a possuir os ativos. Basta comprar cotas de um fundo em uma corretora com credenciamento na CVM.
Tokenizar fundos imobiliários está rendendo ótimos resultados para os investidores com a democratização de acesso, a maior agilidade e o menor custo das operações.
OUTROS ATIVOS DE RENDA PASSIVA EXTRA
O universo de possibilidades de ganhar renda passiva é grande, destacamos alguns ativos importantes.
- Direitos autorais, patentes e licenças;
- Infoprodutos (e-books, treinamentos online);
- Aplicações de renda fixa.
POR QUE TER RENDA EXTRA PASSIVA COM A TOKENIZAÇÃO?
A tokenização de ativos aumentou a atratividade e o público interessado em gerar rendimento passivo com vantagens importantes tanto para quem investe quanto para quem oferta!
Trata-se de um processo onde um ativo, direito ou crédito pode ser oferecido ao mercado na forma de token – ativo digital criptografado – em uma blockchain – o ecossistema digital onde são produzidas as criptomoedas.
Podemos dizer que absolutamente todos os tipos de bens podem ser tokenizados, de imóveis a obras de arte, passando por ações de uma empresa, recebíveis, metais preciosos e até créditos de safras!
Como podemos ver, são inúmeras possibilidades para investir e obter receita passiva.
Mas por que gerar renda passiva com ativos tokenizados em vez dos tradicionais? Veja algumas vantagens importantes.
A DEMOCRATIZAÇÃO DE ACESSO PARA INVESTIR
Uma característica marcante do bem tokenizado é que ele é ofertado ao mercado em frações de tokens, de forma que as cotas possuem valores muito inferiores ao valor do bem.
Um bom exemplo é um imóvel de 1 milhão de reais ofertado em tokens de 10 mil reais cada. Um número muito maior de pessoas pode investir e obter renda passiva com aluguel e com a valorização na venda do bem.
MAIS SEGURANÇA E EFICIÊNCIA
Quando você decidir investir em ações tokenizadas, por exemplo, pode ter uma certeza: não há interferência humana na operação e você gostará muito disso!
Tudo é eletronicamente gerado, da oferta até a compra e principalmente o controle de créditos dos rendimentos previstos, graças a duas entidades centrais:
- A blockchain: uma rede com os mais altos protocolos de segurança;
- O contrato inteligente: um protocolo digital com todas as operações que devem ser executadas pela blockchain – direitos e deveres, liberação dos tokens, distribuição da renda passiva de acordo com as regras pré-definidas.
Além de maior segurança, todo o processo é mais ágil e sem possibilidade de erros.
O CUSTO DE INVESTIMENTO É MENOR
As operações são feitas diretamente entre detentores de ativos e investidores, através de seus dispositivos (computadores, celulares), o que elimina a intermediação de agentes e corretoras, conforme o caso.
TOKENIZAR BENEFICIA TAMBÉM QUEM OFERECE INVESTIMENTO!
Você pode gerar renda passiva tokenizando e oferecendo ativos pessoais ou de seu negócio, com as mesmas vantagens (e outras) perceptíveis para quem investe.
Praticamente tudo pode ser ofertado em tokens, incluindo obras de arte, direitos autorais e até direitos futuros, como os precatórios. Dessa forma, é possível captar recursos que podem ser aplicados em outros investimentos!
Conheça mais sobre os benefícios de tokenizar seus ativos!
BLOCKBR Digital Assets é uma fintech que une a inovação tecnológica e o conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização de ativos.
A oferta de ativos físicos e financeiros tokenizados, tanto os atuais quanto novos, é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.
Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.
Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?