Os tokens de bens e direitos já são uma realidade na nossa economia por uma série de benefícios para quem quer captar recursos com eles e também para quem quer investir com segurança, transparência e diversidade. Mas você sabe qual é o melhor token para investir?
A oferta dos mais variados mercados e tipos de tokens – entre ativos, ações, recebíveis e projetos – é um ponto extremamente positivo. Por outro lado, você quer investir com certeza que fez a escolha mais acertada, não é mesmo?
Investir, independentemente do tipo de produto financeiro, pode ter uma dose de frustração e um dos motivos mais comuns é a pouca informação a respeito do mercado e do desempenho dos ativos.
O mercado financeiro atual é muito dinâmico e com as ofertas de tokens isso é ainda mais forte, afinal são operações mais ágeis para criar, possuem um público amplo e alta liquidez.
Portanto, é preciso se preparar para aproveitar as ótimas oportunidades que vão surgir.
A BLOCKBR, uma empresa nativa web 3.0, traz algumas dicas simples para ajudar você a investir nos melhores tokens!
TaaS: tudo o que você precisa saber sobre token-as-a-service!
1 – ENTENDA O QUE SÃO OS TOKENS E COMO ELES FUNCIONAM
Essa primeira dica parece óbvia, mas o conhecimento superficial é mais comum do que imaginamos no mundo dos investimentos, principalmente com os tokens de bens, que são um ativo digital financeiro muito recente.
Conhecer a forma como os tokens são criados e ofertados ajuda a desmistificar algumas ideias, entre elas a de que tokens e criptomoedas são a mesma coisa – e são ativos totalmente diferentes nas suas finalidades.
O ideal é preparar-se estudando muita informação qualificada em sites reconhecidos como o Blog da BLOCKBR, que tem a preocupação de mostrar, de forma transparente, como a tokenização funciona e passar mais segurança para os investidores!
A linguagem financeira pode assustar um pouco no começo, porém é mais simples do que parece. Para ajudar, nós criamos um glossário do mercado financeiro!
2 – DEFINA O SEU PERFIL DE INVESTIDOR
O perfil de investidor é um conjunto de características que vai definir a forma como a pessoa lida com riscos e oportunidades no mercado financeiro – e que tem muita relação com nossas crenças, valores sociais e experiências.
CONSERVADOR
Privilegia investimentos de menor risco, mesmo que isso represente um rendimento menor também. A liquidez – agilidade para transformar o investimento em dinheiro – também é outro valor importante. Os tokens de recebíveis são os mais procurados.
ARROJADO
É o oposto do investidor conservador, prefere correr mais riscos para obter ganhos maiores, prefere ativos financeiros de longo prazo para compensar a volatilidade com o ganho ao longo do tempo. Os tokens de seguridade são um dos investimentos preferidos.
MODERADO
É a pessoa que transita entre as práticas de investidor arrojado e conservador, buscando os ganhos dos dois lados. Mas na maioria dos casos, o investidor moderado é aquele que possui experiência com os produtos conservadores e ganhou confiança para ousar mais – porém, ainda com cautela.
É importante definir o seu tipo de investidor e operar dentro das características dele, principalmente se for conservador, para manter a confiança e serenidade necessárias para entender o funcionamento do mercado e administrar melhor as expectativas e os resultados.
3 – ESTRUTURE OS SEUS OBJETIVOS PARA O INVESTIMENTO
A renda passiva, fazer o dinheiro trabalhar para realizar sonhos, é o foco de todo investidor. Mas os seus objetivos de investimento estão alinhados com os planos?
Esse é um casamento fundamental para escolher o melhor token; planejar a casa própria, um curso de especialização ou uma cirurgia estética são metas com prazos diferentes, que levarão você a decidir por tokens de negócios com maior ou menor liquidez e risco, por exemplo.
Como em todo produto tradicional de investimento, é preciso alinhar o comportamento do ativo que está associado ao token às suas metas de uso. Dessa forma, você pode potencializar ganhos e mitigar riscos.
4 – PESQUISE O MERCADO
O mercado de tokenização está cada vez mais rico em oportunidades e nas mais variadas formas de as empresas captarem recursos para seus objetivos. Você encontra ofertas que vão de tokens de debêntures a programas de sócio-torcedor!
Portanto, você pode encontrar inúmeras opções que se encaixem:
- No seu orçamento, sem que você precise resgatar a qualquer momento;
- Nos objetivos de rentabilidade, prazo e risco;
- Nos seus propósitos. Investir, por exemplo, em projetos de energia eólica pode ser uma forma de ter ótimos rendimentos e contribuir para preservar o meio ambiente.
Uma forma eficiente de pesquisa é usar as plataformas de criptoativos, pois nelas você vai encontrar variedade.
Outra dica é acompanhar o mercado de ativos digitais para saber onde estão as melhores tendências de investimento e setores de mercado que começam a usar tokens para negócios.
5 – DIVERSIFIQUE A CARTEIRA
Para cada perfil de investidor, existem diversos produtos disponíveis com rentabilidades e liquidez diferentes e mesclá-los é uma forma de não se prender a um investimento muito bom e deixar passar outros com potencial igual ou superior.
É natural nos acostumarmos com rendimentos seguros e colocarmos todos os ovos em uma cesta, mas é justamente no começo que temos a oportunidade de errar mais, diversificar e perceber quais ativos valem a pena.
Dessa forma, podemos ajustar ao longo do tempo, mas nunca deixando de experimentar!
Venha conhecer o marketplace BLOCKBR e comece sua vida de investidor em tokens com segurança e ótimos resultados!
6 – ESCOLHA UM MARKETPLACE DE CONFIANÇA PARA REALIZAR AS TRANSAÇÕES
Investir em tokens, na prática, é um processo muito simples se usarmos as melhores ferramentas. Por isso, é importante escolher bem o marketplace de criptoativos que será usado.
É a plataforma apoiada em uma blockchain que administra todos os projetos de tokenização criados e disponibiliza as condições que foram definidas no contrato inteligente de cada oferta para que os investidores possam avaliar e fechar negócio.
Alguns critérios devem ser usados para a escolha de uma plataforma de criptoativos.
- Reputação da empresa: tempo de mercado, opiniões de amigos, clareza das informações prestadas;
- Facilidade de uso: o quão simples é cadastrar-se, acessar, escolher o ativo tokenizado e comprá-lo;
- Segurança: além dos protocolos de segurança na internet, a empresa distribuidora de tokens deve adotar o KYC ou Know Your Customer, um conjunto de procedimentos que visa confirmar e proteger as transações.
E não se esqueça: a tokenização é um excelente veículo de oferta de bens e direitos das empresas, mas o perfil de risco e de rentabilidade estão no produto em si e não no token. Portanto, é importante que a proposta da empresa detentora seja avaliada com critério.
Com essas dicas, você pode começar a investir com 50 reais em ativos tokenizados e ter as melhores experiências!
BLOCKBR Digital Assets é uma fintech nativa web 3.0 que une inovação tecnológica e o conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização de ativos.
A oferta de ativos físicos e ativos financeiros tokenizados, tanto os atuais quanto novos, é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.
Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.
Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?