Em um tempo em que inovar tornou-se uma palavra de ordem para as empresas ganharem competitividade. É preciso encontrar soluções que combinem tecnologia de ponta e simplicidade e os digital assets se destacam como alternativas.

Alta tecnologia e processos ágeis e descomplicados são a combinação que todas as pessoas esperam para facilitar um dia a dia cheio de compromissos, além de um terceiro ainda mais importante: baixo custo ou nenhum.

As criptomoedas são um sucesso cada vez maior porque combinam esses três fatores dentro de um ambiente de segurança total e são as precursoras de um conceito que aos poucos está conquistando o mundo dos negócios: os ativos digitais ou criptoativos.

Mas, as digital coins e os tokens de imóveis são a mesma coisa?

Os tokens de obras de arte são criptoativos?

Entender essas terminologias e as diferenças entre elas é fundamental para obter o melhor resultado em cada solução. E elas são mais simples de entender do que parecem.

Por isso, a BLOCKBR preparou esse artigo para ajudar no entendimento e mostrar o potencial dos tokens e das criptomoedas para os diversos negócios!

O QUE SÃO OS ATIVOS DIGITAIS (DIGITAL ASSETS)

Podemos afirmar que os ativos digitais (digital assets) são as formas de patrimônio de pessoas e empresas que são transacionadas no formato digital, em plataformas digitais e também são chamados de ativos intangíveis.

Essa definição faz a melhor distinção em relação ao ativo físico ou tangível – aquele que pode ser possuído fisicamente – imóveis, veículos, equipamentos, móveis, reservas físicas em ouro, dinheiro em espécie e outros.

ATIVOS DIGITAIS SÃO MUITO MAIS QUE CRIPTOMOEDAS

Quando se fala em digital assets, é normal pensar que eles começaram a existir com a criação do bitcoin. Porém, o mundo de ativos digitais é mais amplo.

Ele inclui produtos digitais que possuem status de ativo no mundo dos negócios por serem atualmente considerados como patrimônios das empresas e recebem todos os cuidados de segurança digital.

Veja alguns exemplos.

São itens que têm um papel tão crucial nas empresas atuais: os caminhões em uma empresa de transportes ou as caldeiras em uma siderúrgica.

A rede de blocos reina! Veja nosso guia sobre a blockchain.

O QUE SÃO OS ATIVOS DIGITAIS FINANCEIROS?

É nessa categoria que estão os ativos que nos acostumamos a chamar de produtos financeiros (tradicionais e modernos) e os criptoativos – a nova e revolucionária classe de digital assets.

Podemos destacar como ativos digitais financeiros:

Dessa forma, as moedas digitais e os tokens são considerados ativos digitais financeiros

O QUE SÃO AS CRIPTOMOEDAS (DIGITAL COINS)

O QUE SÃO AS CRIPTOMOEDAS (DIGITAL COINS)

São arquivos criptografados, com reserva de valor, produzidos digitalmente em um ambiente de alta tecnologia – a blockchain – com o objetivo de serem usados como meio de pagamento de transações exclusivamente online.

As moedas digitais suportam as transações peer-to-peer – negociações ou transferências feitas diretamente entre as carteiras digitais (digital wallets) do vendedor e do comprador:

Cada criptomoeda é criada e transacionada exclusivamente em sua blockchain específica – o bitcoin (BTC) é produzido na rede Bitcoin, a primeira blockchain que se tem notícia.

O QUE SÃO OS TOKENS?

Os tokens são arquivos criptografados produzidos digitalmente em uma rede de blockchain e funcionam como representações digitais de bens reais, sejam eles físicos ou digitais, em operações no mercado.

As moedas digitais são uma espécie de token mas nem todo token é uma moeda digital. Eles se diferem em outras características e objetivos.

Ao contrário das moedas digitais, os ativos tokenizados podem ser criados na rede de blocos mais favorável tecnicamente ou em custos para o projeto.

A rede Ethereum abriga atualmente a grande maioria de projetos de tokenização do mercado que envolvem de obras de arte a imóveis, passando por cavalos de corrida e até a carreira de um artista!

Quer conhecer mais sobre oferecer tokens de seguridade na sua empresa?

COMO A TOKENIZAÇÃO ESTÁ REVOLUCIONANDO OS NEGÓCIOS?

O token surgiu como uma alternativa para as empresas captarem recursos negociando ativos com vantagens importantes:

Porém, os mercados encontraram diversos benefícios usando a tecnologia de tokenização em uma série de outros objetivos estratégicos. Veremos a seguir alguns exemplos de como os negócios estão usando os tokens!

TOKENIZAÇÃO NO SETOR DE SAÚDE

Além de ainda ser altamente burocratizado, o setor de saúde sofre com uma questão crucial que afeta o desempenho: gerar históricos clínicos que possam ser vistos e usados em qualquer lugar do mundo.

A tokenização permite criar arquivos com todos os dados do paciente e agilizar decisões que podem ser cruciais, sem depender de busca e envio de documentos, além de sistemas seguros de marcação de consultas e exames.

TOKENIZAÇÃO NO AGRONEGÓCIO

As empresas do agronegócio podem se beneficiar em seus resultados de alguns projetos de tokenização no campo, entre eles:

Quer saber como criar um token em um projeto da sua empresa?

TOKENIZAÇÃO NO MERCADO ESPORTIVO

O setor esportivo é um dos mercados que mais investem no uso de tokens e a palavra-chave aqui é fan token – um token utilitário (utility token) que permite a captação de recursos em troca de benefícios aos investidores/torcedores.

O melhor exemplo de projeto de tokenização foi o pagamento do PSG de parte da contratação do jogador Lionel Messi com uma quantidade de fan tokens.

Essa ação fez triplicar o valor de mercado do ativo digital.

TOKENIZAÇÃO NA LOGÍSTICA

Não há casamento melhor do que a complexidade de uma cadeia logística e uma solução de tokenização, com rastreamento de todos os processos e atividades através de tokens em uma blockchain.

Com um smart contract dentro da rede, é possível monitorar os resultados e comparar com métricas, além de ser alertado sobre riscos de operação (rota, cargas) e desvios significativos de custo (fretes, combustível, horas extras).

TOKENIZAÇÃO IMOBILIÁRIA

O uso de tokens no mercado imobiliário já é uma realidade, inclusive no Brasil, com uma série de iniciativas de incorporadoras tokenizando terrenos, imóveis na planta ou prontos.

A captação de recursos, oferecendo bens de alta valorização, é o principal objetivo do setor, que em contrapartida ganha com a maior liquidez fracionando os ativos. Além disso, é possível gerar receita de aluguel com espaços comuns ociosos e comerciais em condomínios.

Esses são apenas alguns dos exemplos de como a tokenização pode alavancar a performance e os resultados de empresas dos setores mais diversos. Não é hora do seu negócio conhecer essa solução que revoluciona?

BLOCKBR Digital Assets é uma fintech que une a inovação tecnológica e o conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização de ativos.

A oferta de ativos físicos e financeiros tokenizados, tanto os atuais quanto novos, é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.

Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.

Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?

Preencha o nosso formulário e entraremos em contato.

BLOCKBR: ativos digitais impulsionando resultados e sonhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *