Tokenizar ativos é uma realidade na economia e os benefícios da tokenização não deixam dúvidas do quão estratégica ela é para todos os setores de atividade e modelos de negócios. Por isso, entender a distribuição de tokens é fundamental.
Mas o que significa distribuir tokens?
Trata-se de colocar tokens à disposição do mercado, através da blockchain onde a tokenização foi desenvolvida e está hospedada.
Uma vez distribuídos, investidores de todo o mundo podem comprar ativos em tokens para receber remunerações futuras ou investir em um ativo com potencial de valorização e apuração de ganho na revenda.
A forma de distribuir ativos tokenizados fará toda a diferença na comunicação com o público-alvo e na aderência com as estratégias de mercado e de governança da empresa que detém os ativos.
Por esse motivo, em que pese o alto nível de segurança, agilidade e transparência das distribuições que são feitas nas plataformas das empresas tokenizadoras – as mais comuns – muitas empresas preferem ter maior controle sobre o processo.
Essa alternativa existe?
Sim e a BLOCKBR, uma empresa nativa web 3.0, vai mostrar as formas de ofertar tokens. Uma delas, certamente, atenderá os objetivos da sua empresa.
QUAIS OS TIPOS DE MERCADO PARA OFERTA DE TOKENS
MERCADO PRIMÁRIO DE OFERTA DE TOKENS
Esse é o mercado de oferta de tokens comumente usado, onde a empresa oferece os tokens ao público em geral, que deverá acessar a plataforma de venda de tokens (definida pelo modelo de distribuição escolhido), registrar-se e fazer a compra dos tokens.
Esse método também é conhecido como ICO – initial coin offering ou oferta inicial de moedas, por ser semelhante ao processo usado na tradicional oferta de ações através das IPO – initial public offering ou ofertas públicas iniciais.
Portanto, aqui os investidores estarão adquirindo diretamente dos detentores de ativos e projetos que foram tokenizados diretamente ou indiretamente, como veremos a seguir.
TaaS: tudo o que você precisa saber sobre token-as-a-service!
MERCADO SECUNDÁRIO DE OFERTA DE TOKENS
Esse é o mercado entre adquirentes iniciais e pessoas para as quais eles podem revender seus tokens e acontece dentro das plataformas das exchanges de tokens. Ele surge da demanda de pessoas que não aproveitaram a oferta inicial ou do aumento de interesse pela valorização do ativo associado ao token.
Esse ecossistema de negócios é altamente dinâmico e benéfico para a visibilidade dos projetos atuais e futuros da empresa detentora dos bens, já que funciona como um disseminador do potencial de lucro do token e consequentemente da saúde do negócio.
QUAIS AS ETAPAS DO PROCESSO DE TOKENIZAÇÃO
A distribuição de tokens é uma etapa fundamental e pertence a um processo que começa muito antes, que pode parecer complexo para muitas, mas se torna simples se conduzido por uma tokenizadora com experiência.
Vamos falar do passo a passo para tokenizar ativos a partir do modelo de distribuição por marketplace.
1 – ESTUDO DE VIABILIDADE DA TOKENIZAÇÃO
Após o contato do cliente para discutir a possibilidade de tokenizar seus ativos, direitos ou projetos, a BLOCKBR agenda uma reunião para conhecer todos os detalhes, tais como:
- Itens a ser tokenizados e suas características de mercado, contábeis e legais;
- Expectativa de receita da tokenização;
- Prazo para captação dos recursos;
- Forma de remuneração;
- Viabilidade legal (para ativos sujeitos a regulação da CVM e outros órgãos).
Todos os ativos podem ser tokenizados?
É possível tokenizar todos os tipos de bens e direitos, porém nem tudo é interessante para ser tokenizado. Por esse motivo, o estudo de viabilidade é tão importante.
2 – ESTRUTURAÇÃO DA TOKENIZAÇÃO
Essa é o passo onde se constroem os principais instrumentos legais da tokenização.
- Contrato legal entre cliente e tokenizadora;
- Contrato financeiro.
3 – EMISSÃO DOS TOKENS
Aqui, são criados os contratos inteligentes a serem usados na blockchain, que será responsável pela(o):
- Aprovação de cada negociação com tokens por todos os computadores da rede;
- Registro das transações em blocos de dados criptografados, com segurança e transparência absolutas;
- Gestão da distribuição dos tokens, do pagamento das remunerações previstas e da liquidação.
Tudo é 100% eletrônico, sem atuação humana após a distribuição dos tokens.
4 – DISTRIBUIÇÃO DOS TOKENS
Nesse passo, é feita na prática a disponibilização dos tokens em uma plataforma com a blockchain para que os investidores avaliem as condições e invistam. A distribuição pode ser feita de diferentes formas.
Vamos falar dos métodos de tokenização que a BLOCKBR disponibiliza para os seus clientes.
DISTRIBUIÇÃO DE TOKENS PELO MARKETPLACE – RECEBÍVEIS
Esse é o método de distribuição de tokens mais conhecido e usado no mercado, onde todo o processo é conduzido pela empresa de tokenização, no caso a BLOCKBR, do estudo de viabilidade até disponibilizar os bens tokenizados.
É o modelo usado nos tokens de recebíveis – aqueles em que as pessoas investem sabendo qual será a remuneração – quando e quanto vão receber.
A distribuição por marketplace é muito usada por negócios que:
- Querem se familiarizar com o conceito de token sem um investimento interno grande para isso;
- Não possuem estrutura interna para suportar os passos da distribuição;
- Não há questões de mercado que justifiquem a residência do processo.
Após a distribuição, os tokens estarão disponíveis no marketplace da exchange de tokens e podem ser adquiridos através das carteiras digitais dos interessados.
DISTRIBUIÇÃO DE TOKENS POR WHITELABEL
Esse método de distribuição de ativos tokenizados é o ideal para empresas que desejam um ambiente de oferta com a própria marca, sem ligação visual com a empresa tokenizadora, em que pese essa ser a desenvolvedora de todo o processo.
Dessa forma, a marca pode explorar a imagem de maior sinergia com a inovação, transmitindo a ideia de que a tokenização é uma atividade residente da empresa e, portanto, entranhada nas estratégias de mercado dela.
O cliente pode optar pelo próprio site ou uma plataforma customizável para fazer a distribuição, sendo que o processo é desenvolvido pela BLOCKBR.
DISTRIBUIÇÃO DE TOKENS POR TAAS – TOKEN-AS-A-SERVICE
O token-as-a-service (TaaS) é a mais recente novidade para o mercado de tokens: a BLOCKBR presta os serviços técnicos via API e toda a tarefa de distribuição, incluindo o veículo, fica a cargo do cliente.
Opcionalmente, o cliente pode se tornar tokenizador, através de uma parceria com a BLOCKBR para a transferência de know-how. Dessa forma, será 100% independente e transformará a tokenização em uma operação interna, sob sua gestão.
É um modelo ideal para grandes empresas e corporações como o Banco Itaú, que recentemente criou sua plataforma para emitir, distribuir e negociar tokens.
Qual distribuição de tokens é a melhor para a sua empresa?
Essa é uma pergunta que depende de uma série de variáveis, o que torna essa decisão absolutamente única. A BLOCKBR opera com todas e coloca a sua expertise a serviço da melhor escolha!
BLOCKBR Digital Assets é uma fintech nativa web 3.0 que une inovação tecnológica e o conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização de ativos.
A oferta de ativos físicos e ativos financeiros tokenizados, tanto os atuais quanto novos, é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.
Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.
Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?