Por muito tempo, ao pensar em formas de captação de recursos para empreender ou fazer uma empresa crescer, era quase proibido falar de empréstimo bancário.
Afinal, soava arriscado ter um negócio próprio que naturalmente não pode garantir sucesso – por melhor que esteja o setor – e assumir uma conta pesada a pagar por anos.
Há algumas décadas esse pensamento mudou, com a oferta maior de crédito para diferentes perfis de negócio e a quebra do tabu de que só usamos capital emprestado para salvar uma empresa.
Um empréstimo de banco pode ser indutor para empreender, porém exige uma administração mais presente e eficaz para reduzir ao máximo as surpresas e não apoiar 100% do capital do negócio em crédito bancário.
Existem formas inovadoras de levantar capital sem comprometer o futuro; uma delas é a tokenização, que ajuda a financiar projetos, promover o crescimento e equilibrar as finanças em períodos de crise.
Muitas pessoas ainda não conhecem os tokens de negócio para comparar com empréstimos de bancos, entender vantagens e riscos e fazer a sua escolha.
Nesse artigo, a BLOCKBR vai falar deles e ajudar na decisão!
O QUE SÃO EMPRÉSTIMOS BANCÁRIOS?
Empréstimos em bancos são operações financeiras em que a instituição entrega uma quantia que deve ser devolvida pelo cliente nas condições de prazo acordadas e acrescida de juros, que são cobrados ao longo do prazo do empréstimo.
Financiamentos bancários e empréstimos são diferentes em dois aspectos importantes:
- Destinação: a destinação do valor é uma condição nos financiamentos – por exemplo, o crédito imobiliário – que não existe nos empréstimos;
- Garantias: nos financiamentos, os bens ficam alienados, enquanto nos empréstimos o mais comum é a execução judicial da dívida.
Por esses motivos, nos empréstimos de bancos a taxa de juros são maiores e os prazos são menores.
QUAIS AS VANTAGENS DE UM EMPRÉSTIMO BANCÁRIO?
DISPONIBILIDADE
Todas as instituições financeiras oferecem crédito para empresas e isso é um diferencial importante especialmente quando o objetivo é urgente, como equilibrar o caixa ou saldar uma dívida inesperada.
Os prazos estão maiores historicamente – é uma forma de diluir melhor o valor da prestação mas precisa ser avaliado também o tempo de endividamento, que vai impactar novas operações.
UNIVERSALIDADE
Empréstimos são uma modalidade de captação de recursos disponível para empresas de todos os portes e segmentos, o que é positivo para que pequenos e médios empreendedores possam participar do mercado.
Essa participação cada vez maior acaba por ajudar as empresas existentes, pois os bancos farão avaliações de risco mais consistentes, podendo melhorar as condições quando quiserem fomentar os negócios em determinado setor.
CRÉDITO COM CNPJ NEGATIVADO
Ao contrário dos financiamentos, que exigem que o CNPJ esteja positivado, atualmente existem diversas financeiras que emprestam dinheiro para empresas negativadas.
Essa é uma boa oportunidade de levantar capital para quitar dívidas antigas e limpar o CNPJ da empresa, que muitas vezes deixa de fazer bons negócios por causa da negativação.
QUAIS AS DESVANTAGENS DE UM EMPRÉSTIMO BANCÁRIO?
CUSTO ALTO
Essa primeira desvantagem não é novidade para os brasileiros, já que temos historicamente as maiores taxas de juros do mundo. O empreendedor deve estar atento ao custo financeiro embutido no empréstimo e na real capacidade de cumprir o compromisso de pagamento.
RISCOS NO COMPROMETIMENTO A LONGO PRAZO
O empréstimo é um compromisso financeiro por alguns anos e enquanto isso muita coisa pode acontecer – crises econômicas ou setoriais, perda de mercado e decisões ruins na empresa.
A empresa deve avaliar com critério os riscos e se eles não são ameaçam os investimentos com o empréstimo, deixando os ganhos pelo caminho com uma conta longa para pagar!
ENDIVIDAMENTO
O grau de endividamento vai comprometer a aquisição de novos empréstimos por anos, até que a empresa demonstre que pode contrair empréstimos novamente e pode ser um empecilho para fechar negócios, especialmente de grande valor e complexidade.
O QUE É A TOKENIZAÇÃO DE ATIVOS?
Tokenizar ativos, projetos, estoques, recebíveis e outros itens significa criar representações digitais e criptografadas e negociar no mercado ou ofertar a investidores através de uma blockchain, conforme o objeto a ser tokenizado.
Essa estratégia vem se tornando cada vez mais popular por conta da sua versatilidade de uso dentro das empresas. As finalidades podem ser muitas, entre elas:
- Abertura de capital (ações);
- Negociação de ativos físicos, financeiros e mobiliários;
- Oferta de investimento em projetos da empresa;
- Antecipação de recebíveis e carteira de títulos;
- Venda de direitos futuros (safras, produção mineral e outros);
- Criação e gestão de programas de relacionamento com clientes.
Dessa forma, a empresa define formas de captação de recursos com condições planejadas e alinhadas com o negócio.
Você já ouviu falar sobre o contrato inteligente, o cérebro da tokenização?
QUAIS AS VANTAGENS DA TOKENIZAÇÃO DE ATIVO?
ESTRATÉGIA PROATIVA DE CAPTAÇÃO
Esta é a principal vantagem da tokenização quando comparada com o empréstimo em banco; em vez de ser uma operação passiva, que depende da aprovação de terceiros, tokenizar é uma estratégia proativa da organização.
Com isso, a empresa é totalmente independente para dispor de seus ativos e direitos, definir as regras de captação dos recursos e obter que podem ser medidos individualmente.
SEM INTERMEDIÁRIOS E CUSTOS
Essa é uma vantagem essencial em tempos de tanta concorrência e a necessidade de reduzir custos; o processo de tokenizar é feito sem intermediação de terceiros e seus custos.
Diferentemente dos empréstimos com bancos e financeiras e suas taxas – e principalmente os juros – a tokenização é P2P – diretamente entre a empresa e os interessados em investir ou comprar.
Isso reduz o custo total da operação, tornando a tokenização financeiramente atraente.
DEMOCRATIZAÇÃO NO ACESSO À TOKENIZAÇÃO
Todas as empresas podem tokenizar, independente da sua atividade e porte, o que abre portas para quem avalia que a tokenização alavanca negócios ou equilibra as finanças dele.
Para o mercado, o fracionamento do objeto a tokenizar é o grande diferencial, pois permite que pequenos investidores participem das operações e não apenas os tradicionais os grandes investidores e grupos.
Os resultados: processos de captação mais rápidos e com maior liquidez!
DISPONIBILIDADE TOTAL PARA INVESTIR
As tokenizacoes são ofertadas e administradas dentro da blockchain, um ecossistema que também cria e movimenta as criptomoedas e que funciona ininterruptamente e sem barreira para que pessoas de outros países possam investir.
Dessa forma, os processos da empresa novamente ganham em velocidade e retorno de resultados!
QUAIS AS DESVANTAGENS DA TOKENIZAÇÃO DE ATIVO?
NÃO É INVESTIMENTO PARA O EMISSOR
Aqui temos mais uma visão diferente do que uma desvantagem para os emissores de tokens, pois esse processo não tem o apelo de investimento, deve ser pensado como uma estratégia para captar recursos, conquistar clientes, alavancar vendas e aumentar o faturamento.
NÃO SE APLICA A TODOS OS ATIVOS E DIREITOS
A tokenização não é um processo voltado a todos os tipos de ativos, direitos e bens. Por suas características de desenvolvimento, oferta e controle, é preciso avaliar se há uma boa relação de custo e benefício do objeto a tokenizar.
NÃO É OPERAÇÃO DE CURTISSIMO PRAZO
A tokenização agrega valor de inovação ao objeto, contribui na rentabilidade, atrai um público qualificado que reconhece seus benefícios e tudo em uma velocidade superior aos processos tradicionais de venda e oferta.
Por outro lado, não é projetada para entregar resultados em curtíssimo prazo, como os dois ou três dias de um empréstimo.
As empresas que investem em tokenização devem aproveitar os benefícios contínuos que ela trará para os negócios a curto, médio e longo prazo!
EMPRÉSTIMO BANCÁRIO E TOKENIZAÇÃO: O QUE CONCLUÍMOS
Ao comparar tokenização e empréstimo bancário, ficam evidentes as diferenças; enquanto o empréstimo é uma solução passiva, a tokenização é uma estratégia de negócios.
Tokenizar permite explorar os potenciais comercial e de marketing na busca de novas fontes de receitas, enquanto o empréstimo entrega um crédito com um passivo de longo prazo.
Com a tokenização, as experiências podem se transformar em novos modelos de negócio e geram impactos positivos na imagem da empresa.
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