O setor imobiliário brasileiro vive um momento com muitos desafios a busca de soluções que tragam a liquidez e a rentabilidade necessária para a atratividade e sustentação dos investimentos no mercado. A tokenização de imóveis, sem dúvida, é um dos caminhos.

Apesar de uma alternativa de investimento nova, tokenizar imóveis já desperta a atenção de players imobiliários importantes e especialmente de uma parcela do público que está longe dos imóveis como geradores de capital: os pequenos investidores.

É fato que a criptografia imobiliária será um indutor essencial para a retomada de crescimento desse mercado. Porém, é natural que ela ainda levante dúvidas, principalmente quando é comparada com os fundos imobiliários.

São os mesmos produtos?

Quais as diferenças entre tokenização imobiliária e fundo imobiliário?

E quais as vantagens em cada modelo de investimento em imóveis?

A BLOCKBR preparou esse artigo para falar de cada um e abrir uma reflexão importante sobre o potencial deles na economia brasileira e na capacidade de investimento do setor de imóveis e do orçamento dos brasileiros!

O QUE SÃO OS FUNDOS IMOBILIÁRIOS?

Os fundos imobiliários são grupos legalmente constituídos e formados por pessoas e empresas com a finalidade de investir no mercado de imóveis. Para isso, cada participante compra cotas de participação nos resultados e o capital do fundo é colocado em uma conta de investimento.

CARACTERÍSTICAS DOS FUNDOS IMOBILIÁRIOS

Os fundos imobiliários são uma ótima opção para quem quer viver de receita de aluguéis ou de lucros nas negociações imobiliárias e não tem capital suficiente ou prefere que seu risco – e lucros – sejam menores, limitados às cotas mas com risco de perdas menores.

Porém, eles apresentam outras características que vão de encontro com as necessidades que os investidores têm atualmente e impedem que o produto alcance mais pessoas.

PONTOS DE ATENÇÃO DOS FUNDOS IMOBILIÁRIOS

Um ponto de atenção em especial são os custos de um fundo imobiliário e são várias taxas: de administração, de custódia, de performance, de emolumentos e de corretagem.

O QUE É A TOKENIZAÇÃO IMOBILIÁRIA?

A tokenização imobiliária consiste em gerar um registro digital criptografado – o token – de um ativo imobiliário físico para ser oferecido, diretamente pelo emissor dos tokens (proprietário do bem) em uma blockchain.

Como podemos ver, a primeira e grande diferença entre tokenização e fundo imobiliário é o fato de que uma incorporadora, construtora e até pessoas físicas podem tokenizar os ativos e negociá-los

COMO FUNCIONA A TOKENIZAÇÃO DE IMÓVEIS?

COMO FUNCIONA A TOKENIZAÇÃO DE IMÓVEIS?

Em linhas gerais – você pode ver mais detalhes em nosso artigo Como criar um token para a sua empresa – a criação e oferta de tokens de imóveis é bastante simples.

  1. Uma empresa especializada em tokenização de ativos; faz a análise de viabilidade, autenticidade e legalidade do bem;
  2. Aprovadas as condições, o ativo é tokenizado – representado por uma quantidade de tokens – e oferecido na blockchain, apoiado em um contrato inteligente digital com todas as condições previstas para as negociações;
  3. Investidores acessam a blockchain e fazem as suas compras de tokens e, ao final do prazo de oferta, a rede remete ao dono do ativo o capital apurado e os tokens a cada investidor;
  4. Todas as etapas são eletronicamente geridas pela blockchain com o smart contract, sem interferência humana, incluindo a apuração de ganhos (lucros, aluguéis e outros) para que sejam entregues aos investidores.

Quer tokenizar sua carteira de imóveis e aumentar seus lucros?

COMO A TOKENIZAÇÃO FAVORECE O MERCADO DE MÓVEIS?

Como já podemos observar, a tokenização possui uma série de diferenças em relação ao fundo imobiliário e nos aspectos mais importantes para a tomada de decisão pelo melhor modelo.

Como podemos ver, o fundo imobiliário e a tokenização imobiliária são duas ótimas opções para obter receita com imóveis sem comprá-los.

Por outro lado, tokenizar imóveis traz diversas vantagens a um setor onde a velocidade para fazer negócios, a segurança, a disponibilidade e o baixo custo são essenciais para aumentar os lucros e conquistar clientes cada dia mais digitalizados!

BLOCKBR Digital Assets é uma fintech que une a inovação tecnológica e o conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização de ativos.

A oferta de ativos físicos e financeiros tokenizados, tanto os atuais quanto novos, é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.

Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.

Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?

Preencha o nosso formulário e entraremos em contato.

BLOCKBR: ativos digitais impulsionando resultados e sonhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *