Existe um produto de investimento que está em crescimento contínuo há alguns anos, pois consegue atender a diversos perfis de investidor com a variedade de ativos e onde a tokenização chega para impulsionar a sua atratividade: os fundos de investimento.

Esse ativo financeiro está se tornando o preferido de quem busca a diversificação sem ter de analisar os movimentos do tempo – os fundos são administrados por profissionais e empresas experientes – e também quer simplicidade na gestão de resultados.

Outro aspecto importante é a universalização dos fundos, reduzindo as exigências de entrada e, com isso, incluindo quem tem pouco capital para começar.

A tokenização dos fundos, por sua vez, chega para democratizar mais o investimento e agregar uma série de vantagens importantes para investidores e gestores de fundos.

Como você pode se beneficiar dessa união de tokens e fundos?

A BLOCKBR, uma empresa nativa web 3.0, mostra o funcionamento dos fundos de investimento e dessa relação de bons ganhos com segurança!

O QUE SÃO FUNDOS DE INVESTIMENTO?

Os fundos são, na prática, uma forma de investimento em condomínio de pessoas e/ou empresas. O fundo arrecada aportes financeiros dos investidores e aplica nos ativos financeiros que são definidos no escopo do fundo.

O mercado atual vai muito além dos funções de ações ou os fundos de renda fixa – os modelos mais conhecidos – e abrange outros ativos – o funcionamento básico é o mesmo, o que distingue são as estratégias de gestão de cada um.

Dentre os fundos conhecidos, estão:

CARACTERÍSTICAS DE UM FUNDO DE INVESTIMENTO

Para o entendimento básico de um fundo de investimento, temos:

Não é incomum que pessoas com um perfil conservador ou moderado invistam em fundos de ativos de alto risco. Em um grupo de investidores e com uma gestão especializada, é natural que um fundo seja uma forma menos arriscada de expor o capital a risco, em vez de investir sozinho.

Essa possibilidade aumenta ainda mais a atratividade dos fundos.

O QUE É A TOKENIZAÇÃO?

A tokenização é o processo no qual um bem – ativo físico, digital ou financeiro, direito, produto ou serviço – é representado digitalmente por um arquivo criptografado, inserido em uma blockchain e ofertado ao mercado nas condições definidas pelo dono do bem.

Na prática, significa converter em tokens os ativos de empresas e pessoas – imóveis, recebíveis, estoques, obras de arte, safras agrícolas, e até projetos empresariais, como uma mina de ouro em prospecção.

De uma forma superficial, os passos abaixo mostram como a tokenização é feita.

A partir desse momento, um terreno tokenizado, por exemplo. O mercado de tokenização imobiliária é um dos mais promissores, por causa do fracionamento do ativo para venda em cotas de valor baixo para atrair um público que não participa do mercado de imóveis tradicional.

Portanto, é uma forma de gerar caixa e de investir que crescerá nos próximos anos e os ativos financeiros vêm ganhando um espaço cada vez maior.

COMO A TOKENIZAÇÃO ATUA NOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

COMO A TOKENIZAÇÃO ATUA NOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

A tokenização de fundos funciona a partir dos mesmos princípios usados para a tokenização de ativos reais, direitos e ativos digitais. Nesse caso, as cotas são tokenizadas e disponibilizadas na blockchain definida para o processo.

Depois, são distribuídas no marketplace de tokens. O smart contract regerá toda a movimentação do projeto – vendas, prazos e remunerações.

O security token é lastreado, o valor dele é o reflexo da valorização da cota do fundo no mercado.

FUNDOS TOKENIZADOS SÃO LEGAIS?

Essa modalidade de tokenização é chamada de security token ou token de seguridade, pois é originado de ativo financeiro regulamentado pela CVM.

Além disso, os mercados e o governo brasileiro vêm se movimentando na direção da incorporação da tokenização à realidade econômica, através do projeto GT Tokenização Banco Central e como mais bancos estão aceitando a tokenização.

QUAIS AS VANTAGENS DE TOKENIZAR FUNDOS DE INVESTIMENTO

PÚBLICO-ALVO MAIOR

As cotas de fundo podem ser fracionadas e ofertadas por valores muito menores que os praticados no mercado financeiro tradicional, o que possibilita que mais pessoas, especialmente os pequenos e médios investidores, possam entrar no mercado.

CUSTO OPERACIONAL MENOR

A tokenização permite que o fundo faça a oferta das cotas tokenizadas diretamente para o mercado, sem a intermediação de corretoras de valores e bancos com os custos decorrentes deles. Isso torna menor o custo de capitalização do fundo.

MAIOR LIQUIDEZ

Com um custo operacional menor, é possível repassar o ganho para a venda das cotas, reduzindo o valor delas e tornando a oferta mais atraente. O fracionamento também permite que mais pessoas sejam elegíveis a investir e, com isso, acelerar a liquidez da tokenização.

MAIS SEGURANÇA

A blockchain, combinada com o smart contract e a criptografia de alto nível, criam um ambiente digital totalmente seguro para investidores e gestores de fundos. A gestão operacional é 100% eletrônica, o que impede incorreções e atrasos para oferecer e comprar token de fundos.

COMO COMEÇAR A TOKENIZAR

Por que investir em tokens para um fundo de investimento?

Como vimos antes, os benefícios são muitos, o processo é simples e os ganhos são imediatos. Tudo começa no estudo que uma tokenizadora de ativos, como a BLOCKBR, fará junto com o cliente.

As regras de negócio serão definidas e vão criar o contrato inteligente que vai operar o fundo de forma 100%, sem dados incorretos e sem atrasos.

Gerando a credibilidade e a segurança que os investidores esperam!

BLOCKBR Digital Assets é uma fintech nativa web 3.0 que une inovação tecnológica e o conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização.

A oferta de ativos tokenizados é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.

Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.

Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *