O mercado financeiro está se diversificando cada vez mais, agregando formas inovadoras de investir e fazer negócios, como a tokenização de ativos, porém esse ainda é um universo com termos complexos para a grande maioria das pessoas.
Infelizmente, isso acaba afastando muitos potenciais investidores, principalmente os pequenos, pois associam tantas expressões a algo difícil de gerir e de entender se estão fazendo as melhores escolhas.
Com a popularização das criptomoedas e, mais recentemente, dos tokens de bens, as dificuldades de compreensão parecem maiores.
Mas elas só parecem mesmo; com explicações simples, é possível entender rapidamente a dinâmica dos produtos financeiros tradicionais e do revolucionário mundo dos criptoativos.
Por isso, a BLOCKBR, uma empresa nativa web 3.0, traz um glossário dos principais termos do mercado financeiro para ajudar você e decidir seus investimentos com mais conhecimento e confiança!
O QUE SÃO AÇÕES?
As ações são a menor parcela do capital social da empresa e que são oferecidas no mercado financeiro através das ofertas públicas iniciais de ações (IPO) com o objetivo de captar recursos a serem aplicados em expansão e melhorias do negócio.
Com isso, as pessoas que compram ações tornam-se donas de pedaços da empresa. As compras sempre são feitas na B3 – a bolsa de valores do Brasil – e através de um home broker, a plataforma de uma corretora de valores credenciada na CVM.
O QUE SÃO BLUE CHIPS E SMALL CAPS?
Essa é a classificação das ações quanto ao valor de mercado delas.
- As ações blue chips têm o maior valor de mercado e estão atreladas a empresas consolidadas no mercado e com ótimos retornos aos acionistas;
- As ações small caps são ações de baixo valor de mercado em negócios de baixo volume, porém com potencial de valorização e rentabilidade.
O QUE SÃO ATIVOS?
Os ativos são todos os bens e direitos que uma pessoa, um grupo de pessoas ou uma empresa possui e que podem ser classificados como:
- Ativo tangível: é aquele que existe fisicamente, como imóveis, equipamentos, máquinas de produção, estoques, veículos e obras de arte;
- Ativo intangível: é o ativo que não pode ser materializado, como o capital intelectual, as licenças, patentes, franquias, os softwares, recebíveis, carteiras de investimento e direitos de propriedade;
- Ativo digital: é o ativo relacionados à tecnologia – website, redes sociais, e-commerce e conteúdo publicado na internet;
- Ativo digital financeiro: é a categoria formada por ativos criptografados, como as pontuações em programas de recompensa, as criptomoedas e os tokens.
O QUE É LIQUIDEZ?
É a velocidade de transformar um ativo em dinheiro. Os ativos se dividem em baixa liquidez, como os imóveis e alta liquidez, como a caderneta de poupança. É importante ressaltar que um ativo com boa liquidez não significa um ativo com boa rentabilidade.
O ideal em uma carteira de investimentos é diversificar ativos com liquidezes diferentes para que seja possível potencializar os ganhos e mitigar as perdas a curto, médio e longo prazo.
O QUE É VOLATILIDADE?
Volatilidade é uma medida que mostra o quão vulnerável um ativo está às oscilações do mercado e que possa sofrer ganhos e perdas rápidas e frequentes. Quanto mais volátil o ativo, mais incerta é a curva de desempenho dele.
As ações e as criptomoedas são ativos com alta volatilidade, enquanto os títulos de renda fixa são um ativo de baixa volatilidade.
O QUE SÃO COMMODITIES?
Commodities são as mercadorias produzidas em larga escala nos países e em grande parte destinada à exportação e que, ao longo dos tempos, assumiram um peso importante na economia mundial a ponto de se tornarem produtos de investimento.
Os exemplos mais comuns são o café, a soja, o milho, o petróleo, o ouro e o trigo. As commodities são negociadas da forma tradicional, nos mercados interno e externo e em contratos futuros na B3.
Como está o mercado cripto e de tokenização fora do Brasil!
O QUE É MERCADO FUTURO?
O mercado futuro é um segmento do mercado financeiro onde são negociados contratos de compra e venda futura de liquidação por um preço estipulado de uma determinada quantidade de um ativo em um prazo estabelecido.
As operações são geridas na bolsa de valores e devem ser feitas através de um home broker de uma corretora de valores credenciada na CVM. São negociados ativos financeiros – dólar, euro e índices – ou contratos futuros de commodities – arroba de boi, a soja e o café.
O QUE SÃO CRIPTOMOEDAS?
As criptomoedas são uma reserva monetária na forma de arquivos criptografados que transitam entre as carteiras digitais das pessoas em todo o mundo como forma de pagamento e de investimento, sendo a mais famosa delas a bitcoin.
A principal característica delas é a descentralização – não há uma entidade, mundial ou nos países, que controle, regule e cobre imposto ou taxa pelas transações. As criptomoedas são criadas e negociadas nas blockchains.
Clique em nosso artigo e saiba mais sobre a blockchain!
O QUE SÃO TOKENS?
Tokens são arquivos criptografados desenvolvidos com a tecnologia blockchain, mas ao contrário das criptomoedas, que são uma representação monetária em si, os tokens representam o valor do bem ao qual está atrelado.
Os tokens são a revolução na forma de fazer negócios em escala mundial, pois permitem comercializar produtos, serviços, direitos e bens com mais disponibilidade, agilidade, segurança e uma rentabilidade maior.
O QUE SÃO MERCADOS PRIMÁRIOS E SECUNDÁRIOS?
São os mercados onde ações de empresas são negociadas e a diferença entre eles é muito simples: no mercado primário de ações, ocorre a oferta da empresa, enquanto no mercado secundário de ações, são os acionistas que negociam suas ações com terceiros.
Esses conceitos existem no mundo dos tokens de bens: no mercado primário de tokens, acontecem as ofertas de bens tokenizados por parte dos donos e no mercado secundário de tokens, ocorrem todos os negócios dos investidores com outros interessados.
O QUE É TOKENIZAÇÃO?
A tokenização é o processo inovador de representação e oferta de bens, serviços, produtos e direitos através de arquivos criptografados – o token. Eles são criados em uma blockchain e ofertados em uma plataforma de criptoativos como a da BLOCKBR.
Um dos principais benefícios da tokenização é a ausência de intermediários que precisam existir nas ofertas de ações e outros produtos financeiros.
Isso agiliza as operações e reduz o custo das compras de tokens de diversos bens, de recebíveis a projetos empresariais e passando por todo tipo de comercialização possível.
Tokenizar permite captar recursos ou gerar receita contínua de forma ágil, segura, com total disponibilidade e atraindo todos os perfis de investidores, gerando uma operação mais rentável!
BLOCKBR Digital Assets é uma fintech nativa web 3.0 que une inovação tecnológica e o conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização de ativos.
A oferta de ativos físicos e ativos financeiros tokenizados, tanto os atuais quanto novos, é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.
Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.
Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?