O mercado de NFT, juntamente com o token de ativo e a criptomoeda, formam um tripé de revoluções tecnológicas na forma de consumir, investir e fazer negócios digitais.

Porém, o token não fungível está em um lugar de destaque.

Não deixa de ser atraente a ideia de usar um arquivo criptografado, gerado em um ambiente digital de alta velocidade, eficiência e segurança de dados – a blockchain – para negociar bens absolutamente únicos e de alto valor.

Todo o mundo parece estar falando sobre NFT e se surpreendendo com algumas cifras, mesmo que tenha havido uma desaceleração recente: conforme dados do site NonFungible.com, houve uma queda de 47% no volume de transações de NFT entre o último trimestre de 2021 e o primeiro de 2022.

Sem dúvida, essa é a hora em que toda a excitação com notícias de negócios milionários com NFT diminua e pessoas e empresas comecem a avaliar o potencial do NFT para seus negócios.

Por isso, a BLOCKBR vai falar sobre o mercado de NFT e como ele pode trazer lucros perenes e estáveis!

O QUE É UM NFT?

O NFT (non-fungible token) é uma categoria de token que representa algo que é infungível – ou seja, o bem tokenizado não pode ser substituído por outro item da mesma espécie ou por qualquer outro bem, mesmo que em uma quantidade maior.

Ele é produzido dentro de uma blockchain – o ambiente onde as moedas digitais e os tokens de ativos são criados e negociados – e usado para representar digitalmente obras de arte, artigos históricos, colecionáveis e outros itens que são ofertados no mercado.

Em comum, esses bens possuem unicidade, exclusividade ou escassez absoluta – atributos que os tornam extremamente valorizados.

O NFT associado ao ativo funciona como um atestado de autenticidade e propriedade, pois nenhuma informação sobre o NFT na blockchain pode ser alterada após a venda.

Os tokens infungíveis ganharam notoriedade com os criptogamesjogos em blockchain como o Axie Infinity – onde os jogadores podem criar e negociar skins, vestimentas, utensílios e personagens 100% únicos.

Esse movimento fez o mercado de NFT crescer 700% em 2021 e está ajudando a expandir o criptoativo para estratégias de negócio onde o produto possua um ou vários dos atributos.

A favor do uso do NFT em outros mercados estão a simplicidade de criação, a agilidade de oferta e o alto nível de segurança da blockchain.

NFT É INVESTIMENTO?

O NFT é um ativo de pertencimento e de influência em 99% dos casos. Não é considerado um ativo financeiro de valor por não gerar renda passiva.

Quando falamos de NFT de obras de arte ou itens históricos, os bens se valorizam ao longo do tempo, porém pela unicidade, a exclusividade e a importância histórica deles.

A desvalorização pode se dar pelos mesmos motivos.

Um ótimo exemplo é o NFT do primeiro tweet: vendido em março de 2021 por quase US$ 3 milhões, ofertado em leilão com expectativa de captar US$ 25 milhões e uma oferta máxima final de 277 dólares.

Talvez a tentativa tenha sido rápida demais.

Se você comprar um Bored Ape da coleção do Neymar, provavelmente morrerá com ele nas mãos ou perderá dinheiro, pelo baixo apelo histórico.

Esses exemplos nos remetem a duas premissas importantes:

Portanto, podemos dizer que NFT é investimento no negócio.

EMPRESAS QUE ESTÃO INVESTINDO EM NFT

EMPRESAS QUE ESTÃO INVESTINDO EM NFT

Estamos passando por uma bolha NFT onde o marketing é, para alguns, mais importante do que a monetização e a conscientização, o que acaba afastando muitas empresas que querem investir em NFT mas têm dúvida sobre o futuro do recurso.

Aos poucos, essa bolha vai perdendo força e fica mais clara a diferença entre ativos digitais que representam operações e digital assets que representam apenas experiências.

Ao mesmo tempo, a versatilidade de uso do NFT e a segurança da blockchain atraem empresas que entendem que investir em NFT não é a atividade de lucro em si.

O produto continua sendo o centro do processo e o token é parte importante na valorização dele com seus benefícios – segurança, autenticidade e propriedade digital.

ENTRETENIMENTO

Esse é o setor onde o NFT vem desenvolvendo estratégias criativas com excelentes resultados. Muitos artistas da música estão ofertando músicas inéditas, lugares privilegiados em shows, meet & greet e acessos a vídeos.

Recentemente, o cantor Milton Nascimento anunciou a venda de 400 NFT de ingressos para um show fechado da sua última turnê na carreira.

MODA DE LUXO

Diversas marcas de luxo da moda estão investindo em ativos digitais em NFT de peças de vestuário exclusivas nas plataformas de jogos em blockchain e em ambientes de metaverso.

ESPORTES

O mercado de esportes é um dos com maior potencial de negócios e lucros com NFT em seus produtos, por ter naturalmente uma fidelização de público (torcedores) e poder explorar o espírito de colecionismo que é tradição no setor.

Tíquetes tokenizados de jogos da NBA elevam a qualidade o relacionamento entre o torcedor e o clube, enquanto diversos atletas, como Usain Bolt e Tom Brady, vendem memorabilia tokenizada em NFT na plataforma Autograph.

O NFT no mercado esportivo ainda traz uma vantagem adicional: beneficia uma cadeia que vai muito além de clubes e atletas – pode chegar a álbuns de figurinhas em NFT ou ingressos históricos em token!

Como podemos ver, a unicidade e a exclusividade nem sempre são pré-requisitos para ofertar um bem em NFT. A escassez é um gatilho importante e, muitas vezes, o principal atributo na estratégia da maioria dos negócios com tokens NFT.

Essa é uma característica do NFT quando se torna ingrediente de estratégias dos mais diversos mercados.

COMO INVESTIR EM NFT

Engana-se quem acha que apenas os mercados de moda, arte, esportes e entretenimento são capazes de gerar negócios lucrativos com NFT.

Na verdade, a tecnologia permite que todos os conceitos das estratégias desses nichos sejam replicados em outros setores, principalmente a atração e a fidelização através da oferta de conteúdo único e com selo imutável de autenticidade.

Clube de membros, com ofertas especiais, descontos em compras e eventos são algumas das possibilidades de adotar tokens não fungíveis com sucesso.

Evidentemente, nem todos os nichos possuem uma relação de custo e benefício que justifique tokenizar produtos. Essa análise continua a cargo das equipes de marketing, considerando o público-alvo e outros fatores.

Porém, é inegável que, a médio e longo prazo, o NFT pode ser usado por todos os negócios, à medida que a base criadora do NFT – blockchain, criptomoedas e tokenização – se populariza.

TOKENIZAÇÃO E NFT

Os tokens não fungíveis são criados dentro da blockchain com a tecnologia de tokenização, a representação de todo e qualquer ativo, bem ou direito em tokens.

Esse processo pode ser feito tanto com ativos físicos – como já acontece com a tokenização imobiliária – quanto um ativo digital por definição – um novo produto/serviço ou a versão digital dele.

Portanto, uma empresa pode criar um token para ofertar suas ações, chamado de security token, até uma plataforma NFT exclusiva para experiências como, por exemplo, uma vinícola oferecer visitas às suas instalações.

A tokenização com NFT não tem limites. Existe uma grande janela de oportunidade que todos os negócios podem aproveitar!

BLOCKBR Digital Assets é uma fintech que une a inovação tecnológica e o conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização de ativos.

A oferta de ativos físicos e financeiros tokenizados, tanto os atuais quanto novos, é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.

Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.

Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *