A tokenização de ativos e direitos está crescendo consistentemente no Brasil e no mundo e um dos maiores motivos é a versatilidade que proporciona usá-la nas mais variadas modalidades de negócios. Por exemplo, você sabe o que são utility tokens?
Também chamado de token de utilidade, esse criptoativo é a representação digital de um produto ou serviço e promete ser uma grande revolução no relacionamento das marcas com o mercado.
Um exemplo de utility token muito conhecido é o fan token que já é oferecido por diversos clubes de futebol no Brasil e que dá direito a compras antecipadas de produtos e até a voto em escolha de novas camisas.
A aplicação do utility token é tão ampla quanto o próprio mercado, como uma ferramenta eficaz de captação e fidelização de clientes, com segurança e redução de custos operacionais e promete ser um divisor estratégico no varejo.
Mas como é feita a emissão de tokens de utilidade e onde eles são negociados?
A BLOCKBR, uma empresa nativa web 3.0, traz tudo sobre utility tokens para alavancar resultados de uma empresa ou trazer benefícios a quem investe!
O QUE SÃO UTILITY TOKENS?
São tokens criados pelo mesmo processo dos tokens de negócios ou ativos – blockchain e contrato inteligente – mas com objetivo de conceder ao detentor o acesso a benefícios exclusivos com a empresa emissora.
É uma inovação nas estratégias de marketing de relacionamento das marcas, representando a oferta de programas de relacionamento com cliente – por exemplo, prioridade na fila de compra, descontos especiais e acúmulo de pontos em planos de fidelidade.
Dessa forma, os tokens de utilidade podem ser extremamente eficazes na captação e fidelização de clientes, reunindo os benefícios da oferta em si com as vantagens competitivas da tokenização.
O QUE SABER ANTES DE INVESTIR EM UTILITY TOKENS
Antes de começar a emitir ou adquirir utility tokens, é importante observar algumas condições para que esse criptoativo seja usado da forma mais eficiente.
NÃO SÃO TOKENS DE ATIVOS
A tokenização de ativos reais representa o valor monetário de um bem ou direito da empresa ou de uma pessoa – pode ser um ativo de seguridade, como as ações ou debêntures, um projeto de expansão de uma marca ou obras de arte.
Um ótimo exemplo de mercado que usa essa oferta de ativos é a tokenização imobiliária, uma realidade no mundo e está em processo de regulação no Brasil.
É uma forma de as empresas captarem recursos, diferentemente dos tokens utilitários, voltados a gerar atratividade e competitividade para a marca em troca de vantagens comerciais.
POSSUEM VALORIZAÇÃO INDIVIDUAL
Os tokens de utilidade são valorizados por um conjunto de fatores:
- A reputação da marca;
- A performance da empresa ofertante;
- A atratividade do programa (benefícios, regras);
- O desempenho do programa ao longo do tempo;
- A escassez – a quantidade é limitada por estratégia da empresa.
Dessa forma, mesmo não sendo uma forma de investimento na essência, a conjunção desses fatores pode tornar um utility token altamente valioso.
NÃO SÃO CRIPTOMOEDAS
A tendência natural é olharmos os tokens de utilidade como uma espécie de moeda virtual, porque viabilizam transações, mesmo que apenas na empresa distribuidora dos tokens, e pela valorização, que podem torná-los um meio de negociação de outro ativo digital.
Porém, os utility tokens não são moedas digitais – bitcoin, ether – no sentido amplo delas, que foram criadas como um meio de pagamento disruptivo e irrestrito, tomando espaço das moedas fiduciárias.
A melhor comparação com a criptomoeda está no Real Digital, o projeto do Banco Central que visa implantar a moeda digital brasileira no cotidiano do mercado – sem cartões, taxas e burocracia.
COMO FUNCIONA A EMISSÃO DE TOKENS?
A forma de emitir e ofertar utility tokens é a mesma das demais modalidades de tokens: no mercado primário através de uma empresa tokenizadora de ativos, que usará uma blockchain e um smart contract, o documento digital que gere todos os direitos e obrigações das partes.
Se tomarmos um programa de fidelidade como exemplo, os movimentos de cada assinatura (token) são eletronicamente controlados, desde a aquisição, o uso dos benefícios adquiridos, a incorporação de novas vantagens, a expiração de pontos e outros eventos.
A empresa detentora do produto/token define:
- A quantidade de tokens a ser ofertada;
- O prazo de vigência da oferta;
- As exigências e limitações da aquisição;
- As condições para o usufruto das vantagens;
- O valor de mercado atribuído ao token.
Essas decisões são livres, sem interferência de instituições de controle.
PREFIRA A AQUISIÇÃO DE UTILIY TOKENS EM EXCHANGES
Apesar de os tokens de utilidade poderem ser negociados livremente no mercado secundário – entre proprietários dos tokens – é importante lembrar que é mais seguro comprar token nas exchanges, as plataformas que operam as ofertas das empresas e disponibilizam ao mercado.
Alguns fatores concorrem para essa escolha:
- A transparência nas informações de venda do token;
- O investimento em proteção de dados da plataforma;
- A segurança de lidar com uma empresa estabelecida.
A BLOCKBR proporciona às empresas toda a infraestrutura necessária para que o público interessado se sinta seguro na aquisição de utility tokens.
VEJA ALGUNS EXEMPLOS DE UTILITY TOKENS
- Fan token: programa de benefícios exclusivos em clubes de futebol no Brasil e de basquete nos EUA (entre outros esportes), além de ser usado por artistas e celebridades;
- Programas de fidelidade;
- Planos de benefícios para colaboradores;
- Programas de recompensas;
- Cupons de pré-venda.
ONDE VOCÊ PODE NEGOCIAR OS UTILITY TOKENS?
Para empresas e pessoas que desejam oferecer serviços que se encaixam no conceito dos tokens de utilidade, o caminho é a emissão e distribuição através de uma tokenizadora de bens, [link interno] que detém a expertise no uso da tecnologia blockchain para criar o ambiente de oferta ideal.
Na BLOCKBR, você encontra uma equipe altamente qualificada e comprometida para entender quais são as suas metas e regras de negócio com token de utilidade e criar o plano de oferta mais eficaz.
Se você deseja investir em utility tokens, a melhor opção é abrir uma conta em um marketplace de tokens, plataformas que disponibilizam os mais variados projetos de tokenização.
Na plataforma de oferta de tokens da BLOCKBR, você perceberá por que investir em tokens é uma excelente decisão, seja para participar de projetos das empresas, gerar renda passiva ou desfrutar de benefícios exclusivos.
Abrir uma conta BLOCKBR é simples e rápido para investir e lucrar com tokens!
BLOCKBR Digital Assets é uma fintech nativa web 3.0 que une inovação tecnológica e o conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização.
A oferta de ativos tokenizados é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.
Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.
Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?