O crescimento e a consolidação da web 3.0 impulsionará ainda mais os negócios envolvendo o mercado de criptoativos. A tendência é que as criptomoedas continuem se popularizando e os tokens ganhem mais espaço nos setores da economia.
As moedas digitais, além de serem um investimento (altamente especulativo), crescem como meio de pagamento em vários lugares do mundo, incluindo o Brasil – e já somos o quinto maior país em número de usuários das payment tokens.
Já nos tokens de ativos, a expansão é mais significativa, criando um vasto universo de investimentos e iniciativas de ambientes de experimentação (as sandboxes) feitas pelo Banco Central e pela CVM, o que ajuda a fortalecer a tokenização no mercado brasileiro.
Existem muitas oportunidades para os criptoativos, porém como todo produto financeiro, os desafios também estão presentes.
Será que, colocando na balança, vale a pena investir em criptoativos?
A BLOCKBR, uma empresa nativa web 3.0, vai mostrar os pontos positivos e pontos negativos das criptomoedas e tokens para ajudar na sua estratégia de investimento!
OPORTUNIDADES DE INVESTIR NOS CRIPTOATIVOS
Vamos falar de fatores que demonstram como os criptoativos geram receitas e aumentam a eficiência dos negócios.
REDUÇÃO DE CUSTOS OPERACIONAIS
O conceito de descentralização – uso do criptoativo sem controle regulatório e negociando diretamente com os compradores e investidores – e a popularização são os grandes diferenciais dos criptoativos.
As empresas podem implementar os payment tokens como meio de pagamento e reduzir custos com tarifas bancárias e despesas de intermediação. Quanto aos tokens de negócios, as ofertas têm um custo menor que os meios tradicionais de investimento – bancos, corretoras de valores e financeiras.
Para os clientes, existe o benefício de pagar compras sem taxas em compras internacionais, em especial o IOF em cartões de crédito.
MAIOR CAPTAÇÃO DE RECURSOS
Uma estratégia muito usada pelas empresas para equilibrar o caixa e capitalizar projetos de expansão é a captação de recursos, que no mercado tradicional tem um custo elevado e uma liquidez menor.
Com a tokenização, é possível fracionar a oferta em cotas de valores baixos, o que ajuda a atrair mais público, especialmente os pequenos investidores, que formam uma fatia considerável do mercado e procuram por oportunidades que o mercado convencional não oferece.
Com isso, é possível obter uma operação com mais liquidez e um valor de captação maior ao aumentar o valor das cotas.
MAIS LUCRATIVIDADE
Essa é a consequência direta da redução de custo com as operações de recebimento com criptomoedas e com a maior apuração de capital na oferta dos ativos em tokens.
VARIEDADE DE INVESTIMENTOS
O público em geral pode encontrar diversos projetos tokenizados para investir, dos mais conhecidos no mercado financeiro tradicional, como os security tokens – ações, debêntures, direitos futuros – aos mais inovadores, como as safras tokenizadas e as cotas de fundos de investimentos em tokens.
Isso provoca um efeito positivo importante no mercado e permite que pessoas possam comprar tokens por valores baixos, criar sua primeira cesta de investimentos e crescer ao longo do tempo!
DESAFIOS DO MERCADO DE CRIPTOATIVOS
Não há investimento 100% seguro, pois o mercado de capitais e todos os fatores conjunturais que vão influenciá-lo – inflação e crises setoriais são apenas alguns deles – são extremamente dinâmicos, em especial na economia brasileira.
Por isso, vamos destacar alguns riscos do investimento em criptoativos e poderemos perceber que a maioria pode ser mitigada com ações cuidados essenciais para quem vai começar a investir.
RISCO DE ILEGALIDADE
Apesar de os criptoativos ainda serem vistos por muitas pessoas como um investimento ilegal, essa é uma visão incorreta: os ativos digitais financeiros são submetidos ao Código Civil e às leis que regulam os projetos de crowdfunding.
Portanto, existe o devido caminho legal contra abusos e crimes. De qualquer forma, como acontece em toda atividade econômica, é fundamental ter os cuidados para comprar tokens para evitar empresas que não existem ou que formam pirâmides financeiras.
FALTA DE REGULAMENTAÇÃO
Aqui, a boa notícia é a tramitação para aprovação na Câmara da Lei do Bitcoin (como foi batizada) e que criará uma série de regulações para o mercado de criptomoedas e torná-lo mais seguro juridicamente, com mecanismos de controle e tipificação de crimes.
As corretoras de criptoativos poderão operar e pessoas e empresas transacionar os payment tokens com mais tranquilidade. Apesar de a lei tratar apenas das criptomoedas, os tokens de negócios serão beneficiados pois são criptoativos com lastro em produtos e projetos.
A previsão é de sanção presidencial no último trimestre de 2022 e enquanto isso não ocorre, a dica é a mesma do item anterior!
RISCOS DE MERCADO
Esses desafios são intrínsecos ao tipo de produto financeiro. Assim como a ação de uma empresa é um ativo de alto risco e volatilidade, os imóveis estão no extremo oposto, porém têm baixa liquidez.
As criptomoedas se encaixam no grupo das ações e devem ser vistas com cautela por quem não tem um perfil arrojado de investidor. Os tokens são a representação de valor de um ativo ou direito para fins de oferta, portanto é preciso avaliar a rentabilidade, a liquidez e a volatilidade do projeto em si.
Aqui é importante adotar duas medidas para investir:
- Acompanhar as oscilações dos mercados onde estão os tokens que você deseja ou já está investindo;
- Desenvolver uma mentalidade de investidor. Dessa forma, as suas análises serão orientadas para as oportunidades e riscos dos projetos e poderá investir naquele que atende ao seu perfil.
FALHAS DE PROJETO
Esse risco está concentrado nas ofertas de tokens de ativos e tem relação com erros nas avaliações, dentre elas:
- Tamanho de mercado;
- Potencial de público;
- Precificação;
- Demora na oferta em projetos sazonais.
Isso pode causar dificuldades com a liquidez ou revisões de valor de oferta com custos já absorvidos, causando perda de rentabilidade.
Estabeleça uma parceria com uma empresa de tokenização qualificada e experiente, pois ela colocará foco em todas nessas e outras questões que envolvem o lançamento de um produto – o que um token de ativo não deixa de ser na prática!
VALE A PENA INVESTIR NESSE MERCADO?
Certamente que sim!
Como podemos ver, as oportunidades com criptoativos são muitas e sempre surgem novas, pois é a essência dos criptoativos: revolucionar a forma de comprar, fazer negócios e investir e permitir que novas possibilidades aconteçam.
Os desafios dos criptoativos também existem, mas a maioria é inerente aos produtos financeiros, seja criptomoeda ou token. Em todos os casos, os desafios nem vão surgir se adotarmos os cuidados que todo investimento tradicional também exige.
Dessa forma, você terá segurança, confiança e poderá investir em ativos com ótimas perspectivas de ganhos!
BLOCKBR Digital Assets é uma fintech nativa web 3.0 que une inovação tecnológica e o conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização de ativos.
A oferta de ativos físicos e ativos financeiros tokenizados, tanto os atuais quanto novos, é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.
Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.
Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?