O universo dos criptoativos e da tokenização é cada vez mais atraente a pessoas e empresas pelas inúmeras possibilidades que ele traz para os negócios. Uma delas, que vamos falar aqui, são as security tokens.
Os tokens de seguridade, como também são chamados, são representações digitais, criadas e geridas em uma blockchain, de ativos negociáveis – ações, debêntures, ouro, garantias – e podem ser usados para empresas e governos arrecadarem fundos para projetos.
Em contrapartida, os investidores recebem dividendos ou parte do lucro do projeto para o qual as tokens são destinadas.
Esse é um conceito relativamente novo no mercado, que ainda se habitua com as revoluções do pagamento com criptomoedas ou a tokenização de ativos, mas está despertando a atenção de investidores e negócios em todo o mundo.
E quando o assunto é tecnologia criptográfica, velocidade e inovação andam juntas.
A chegada dos security tokens também resolve uma questão importante para as instituições que é a regulação dos criptoativos como forma de investimento, de forma não especulativa.
Mas você conhece os detalhes dessa modalidade de tokenização inovadora?
Nesse artigo, vamos falar das security tokens e como elas vão revolucionar o mercado de investimentos e de captação de recursos!
O QUE SÃO E COMO FUNCIONAM OS TOKENS DE SEGURIDADE?
Para entendermos melhor o que essa tokenização significa para o universo dos investimentos, devemos começar pelo conceito de security ou seguridade.
Apesar de serem termos comuns no mercado financeiro, são quase desconhecidos do público em geral – onde está o potencial de investidores que os tokens de seguridade querem e podem atrair.
No mercado tradicional, os ativos de seguridade são oferecidos pelas instituições financeiras e representam um investimento com uma garantia – ações, debêntures, garantias e ouro são os exemplos mais comuns – e sem deter a posse deles.
Quando possuímos ações de uma empresa, por exemplo, temos direito a uma parcela dos dividendos, ganhamos com a eventual valorização dos papéis numa futura venda deles mas não somos dono da empresa de fato.
Os security assets são usados pelas empresas com o objetivo de capitalizar as suas operações e suportar novos projetos, entregando rentabilidade em troca e existe o risco de perdas para os investidores.
As security tokens são, na prática, a representação de toda essa dinâmica, com suas possíveis perdas e ganhos, em uma seguridade criptografada.
E esse processo de tokenizar ativos de seguridade possui diversas vantagens para empresas e investidores.
OFERTA DE SECURITY TOKENS E ICO SÃO A MESMA COISA?
Não são e na base dessas duas siglas está um aspecto fundamental do mundo criptográfico e a principal diferença entre elas: a regulação.
Acabar com a regulação é uma das metas do movimento que começou com o bitcoin em 2009 e chegou à tokenização e às NFT, entre outras inovações. Porém, no mundo dos investimentos, isso se torna um problema.
A ICO (oferta inicial de moedas) permite que moedas digitais sejam oferecidas para uso de forma inovadora em pagamentos ou, o que é mais comum, como um produto de investimento volátil e especulativo.
Por outro lado, a STO (oferta de tokens de seguridade) é feita na blockchain em condições diferentes, com um grau de regulação que deve estar em consonância com as exigências legais para a negociação desses ativos.
A tecnologia usada proporciona um ambiente ágil, seguro e simples, porém para oferecer esses ativos, é preciso que os smart contracts garantam as condições que o mercado considera ideais para empresas e investidores negociarem os tokens de ativos de seguridade com segurança.
Por trás da oferta de security tokens, deve estar uma empresa e um projeto sólidos.
QUAIS AS VANTAGENS DE USAR SECURITY TOKENS NO SEU NEGÓCIO?
SEGURANÇA E TRANSPARÊNCIA DAS TRANSAÇÕES
O ecossistema criado com a chegada das criptomoedas têm como uma das suas principais características a segurança nas operações.
Tudo é gerado e controlado na blockchain e usando criptografia de alto nível, que torna o ambiente imune a ataques cibernéticos.
Do ponto de vista da transparência, a rede controla individualmente todas as operações feitas, com chaves pública e privada únicas e criptográficas, desde as ofertas às entregas das cotas, passando pela aprovação das negociações.
As movimentações são registradas em um livro-razão eletrônico e disponíveis para análises, o que não tira a confidencialidade delas e permite o rastreio de tudo que for feito.
Com todos esses cuidados – sem interferência humana – é impossível que uma empresa não entregue os tokens negociados ou que um investidor não pague por eles.
MAIOR LIQUIDEZ
Sem dúvida, essa é a principal vantagem de tokenizar ativos de seguridade.
Toda a operação envolvendo tokens de seguridade está apoiada na eficiência e na velocidade de processamento dentro da blockchain e na criptografia, o que confere uma agilidade para cada transação que não é possível no ambiente burocratizado do mercado tradicional.
Além disso, um detalhe que faz toda a diferença no dia a dia: a rede de blocos funciona de forma ininterrupta, pois não depende da presença humana.
Seus tokens de ações podem ser vendidos durante um fim de semana!
REGULAMENTAÇÃO
Parece contraditório falar de regulação quando o assunto é tokenização, afinal a ausência dela é um dos pilares da revolução que criou as criptomoedas, a blockchain e tudo que veio na esteira delas.
Porém, é obrigatório que as empresas façam ofertas de digital assets de seguridade com base na regulamentação oficial sobre esses ativos, pois são regidos por ela quando adquiridos no mercado tradicional.
Esse aspecto leva a uma confiança mútua:
- Investidores têm mais confiança nos projetos oferecidos;
- A regulação qualifica o universo de investidores, preservando a saúde do sistema;
Os efeitos são altamente positivos:
- Aumento da visibilidade das ofertas;
- Maior valorização da tokenização como método de oferta;
- Aumento da base de potenciais investidores.
Outro aspecto importante são os smart contracts – ou contratos inteligentes – que são as versões criptografadas dos contratos tradicionais. Todas as condições são eletronicamente previstas e cumpridas.
VALORIZAÇÃO
Essa é uma importante vantagem dos security tokens em relação à compra de criptomoedas como uma forma de investimento especulativo.
A valorização dos tokens de seguridade segue a dinâmica do mercado e está ligada a fatores como a performance da empresa, os humores do mercado e a credibilidade do emissor dos tokens.
Existe um componente especulativo inerente a ativos como as ações, mas os fatores que citamos antes criam um equilíbrio de forças. Por outro lado, o investimento direto em criptomoedas é baseado na especulação.
Tokenizar ativos de seguridade é uma excelente estratégia para captar recursos com mais rapidez e qualidade, pois reúne os benefícios da tecnologia do blockchain com agilidade nas operações, na liquidez e muita segurança.
BLOCKBR Digital Assets é uma fintech que une a inovação tecnológica e o conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização de ativos.
A oferta de ativos físicos e financeiros tokenizados, tanto os atuais quanto novos, é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.
Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.
Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?
Preencha o nosso formulário e entraremos em contato.
BLOCKBR: ativos digitais impulsionando resultados e sonhos!