O QUE É TOKENIZAÇÃO DE ATIVOS

Tokenizar ativos é criar, em uma blockchain, um arquivo digital criptografado – o token – que será usado para negociar o ativo em questão – por exemplo, tokenizar um imóvel para que seja negociado de uma forma diferente da oferta tradicional – anúncios em mídias e sites de corretoras.

O objetivo da tokenização é proporcionar a empresas, grupos ou pessoas a possibilidade de negociação de seus bens com uma série de benefícios em relação às formas conhecidas de transacionar.

O QUE SÃO TOKENS

Token é uma representação digital criptografada de bens que podem ser ofertados ao mercado – ativos tangíveis ou intangíveis, direitos futuros, produtos ou serviços, projetos empresariais e até ofertas de criptomoedas.

Ele é considerado como um ativo digital financeiro, juntamente com as criptomoedas. Porém, enquanto as moedas digitais são um meio de pagamento e também um investimento em si, os tokens são a forma eletrônica de representar bens que têm o seu valor de mercado próprio.

O token potencializa a eficiência da captação de recursos, mas não impacta na valorização do bem que está atrelado a ele.

SECURITY TOKENS

Também chamados de tokens de seguridade, são os criptoativos usados para negociar ativos que são bastante comuns entre as empresas para arrecadar fundos entre investidores, remunerando dividendos em troca. É o caso de ações, debêntures, garantias, posições de ouro, obrigações futuras e outros.

Os security tokens correspondem, na blockchain, às ofertas de IPO nas bolsas e corretoras, porém com uma velocidade muito maior, a possibilidade de captar mais investidores em menos tempo com o fracionamento e, consequentemente, obter maior liquidez.

UTILITY TOKENS

Os tokens de utilidade já demonstram a sua finalidade no próprio nome: são criptoativos criados para conceder serviços, benefícios ou créditos exclusivos nas empresas emissoras dos tokens.

Dessa forma, são tokens de negócios no sentido mais amplo, pois suportam o relacionamento entre as marcas e os clientes e não são um token de investimento em si, em que pese poderem se tornar ativos especulativos e muito valorizados em alguns segmentos, como os tokens de blockchain games.

FAN TOKENS

Os tokens de fãs, se pudermos traduzir dessa forma, também são tokens de utilidade, mas recebem um nome diferenciado dada a proporção que as suas finalidades vêm tomando no mercado esportivo, das artes e do entretenimento.

São os tokens com objetivo específico de gerar engajamento entre fãs ou torcedores e personalidades do mundo das artes, equipes esportivas e celebridades, concedendo direitos e conteúdos exclusivos. Um bom exemplo são os tokens de programas de sócio-torcedor.

COMO OS ATIVOS SÃO TOKENIZADOS

O processo de tokenização obedece aos seguintes passos principais:

  1. Estudo de viabilidade: a BLOCKBR em conjunto com o cliente vão analisar as características do bem – valor, condições de propriedade, aspectos contábeis e legais – e da tokenização – valor, prazo, forma de remuneração do investidores, potencial de receita e outros aspectos;
  2. Estruturação dos tokens: são criados os contratos legais que vão embasar a operação entre a BLOCKBR e o cliente;
  3. Emissão dos tokens: é a criação efetiva deles, bem como do contrato inteligente que contém todas as condições da tokenização;
  4. Distribuição dos tokens: é a disponibilização para o mercado, através de uma plataforma de venda de tokens como o marketplace da BLOBCKBR ou outros meios através de parceiros BLOCKBR ou mesmo através de distribuidores (compradores) que  cliente;
  5. Governança: nessa etapa a blockchain em conjunto com o smart contract farão de forma 100% eletrônica a gestão das transações, negociações, remunerações e condições legais da oferta.

TODO ATIVO PODE SER TOKENIZADO?

Sim, todos os ativos, sejam tangíveis, intangíveis ou financeiros, podem ser representados por tokens e negociados. Porém, é preciso avaliar a relação de custo e benefício antes de decidir tokenizar um ativo.

No mais, o mercado de tokenização pode surpreender pela diversidade de oportunidades.

Tokenização de Imóveis BLOCKBR

COMO FUNCIONA A TECNOLOGIA BLOCKCHAIN

A blockchain é um banco de dados distribuído – sem um servidor ou controle central – composto de uma quantidade incalculável de computadores (nós da rede) de altíssima capacidade de processamento que validam eletronicamente as transações com tokens.

Para tanto, ela usa um protocolo de consenso – todos os nós mantêm uma cópia das transações feitas e devem, de forma unânime, aprovar as condições de uma nova operação. Essa é a descentralização, um conceito fundamental para o alto nível de segurança e transparência que a blockchain proporciona.

Após aprovada por todos os pontos, a operação recebe uma identificação por código matemático único – o hash – e é inserida em uma cadeia de blocos de informações sequenciais, que formam uma corrente onde a movimentação não pode mais ser alterada.

Esse processo é 100% digital e totalmente criptografado.

Saiba mais sobre a tecnologia blockchain e seus principais termos.

PRINCIPAIS VANTAGENS DA TOKENIZAÇÃO

REDUÇÃO DE CUSTOS

No mercado de ativos tokenizados, as negociações são peer-to-peer, diretamente entre o detentor do bem e os investidores, sem intermediários tradicionais do mercado financeiro, permitindo eliminar o custo de intermediação e de custódia de valores.

Além disso, tokenizar não exige funcionários para administrar contatos e propostas de clientes ou para executar as rotinas financeiras e administrativas de gestão na venda de ativos. Tudo é feito de forma eletrônica.

DEMOCRATIZAÇÃO DOS INVESTIMENTOS

Essa é sem dúvida uma das vantagens de tokenizar ativos mais importante: a tecnologia permite que se fracione qualquer ativo e cotas de valores pequenos, o que possibilita que pequenos investidores se interessem e participem.

Dessa forma, você democratiza o acesso, aumentando a atratividade e criando uma base de investidores potenciais ainda maior para as próximas ofertas.

MAIOR LIQUIDEZ

Essa é uma consequência natural da democratização: com mais pessoas interessadas e com potencial para comprar tokens de valores mais baixos, a velocidade de atingimento da meta é muito maior. Sua empresa negocia um bem e capta recursos com mais rapidez.

SEGURANÇA NAS TRANSAÇÕES

Além da arquitetura de dados inovadora que falamos anteriormente, na blockchain é impossível fazer uma transação com dados inválidos – por exemplo, adulterar o saldo de uma carteira virtual em um dos computadores da rede.

Isso ocorre porque todos os computadores têm o mesmo saldo. Para obter êxito, seria preciso fraudar o saldo em todos os outros, que não é tecnicamente possível – e levaria meses ou anos se fosse.

A estrutura de blocos criptografados reforça a segurança, além das redes usarem os protocolos contra invasões mais modernos, uma  vez que a segurança de rede é a base da credibilidade onde os dados são descentralizados.

Isso reforça a blockchain como um ambiente altamente seguro, sem registros de ataques virtuais.

TRANSPARÊNCIA NAS TRANSAÇÕES

Todas as movimentações ficam salvas em um livro-razão digital que pode ser acessado pelos envolvidos a qualquer momento. Não importa o volume de transações de um token, é possível localizar os dados de cada uma delas.

Com a segurança em alto nível impedindo invasões e uso fraudulento, a rede pode dar a transparência que as vendas e compras de tokens exigem.

PRINCIPAIS VANTAGENS DA TOKENIZAÇÃO

TRADICIONAIS E INOVADORES: TEM ESPAÇO PARA TODOS?

Sim. A tokenização vem ocupar um espaço importante na economia dos países, na medida em que os meios digitais estão se tornando cada vez mais presentes e necessários na vida das pessoas. E isso vai impactar positivamente em todos os negócios.

Seja tokenizando o estoque da empresa ou uma carteira de criptomoedas – sim, é possível tokenizar criptoativos – o futuro com tokenização será de negócios mais ágeis e eficientes, independentemente da natureza do ativo.

Haverá espaço para todos nas blockchains!

PRINCIPAIS SEGMENTOS DA TOKENIZAÇÃO (Ativos reais e Ativos Financeiros)

Tokenizar é um verbo que se conjuga com uma frequência cada vez maior nos mais diversos setores de atividade e até mesmo nas residências – você pode tokenizar obras de arte com ótimos resultados.

Vamos falar de alguns segmentos onde tokenizar é tendência e realidade em todo o mundo.

TOKENIZAÇÃO DE IMÓVEIS (Ativos reais)

O mercado imobiliário é o motor das economias e no Brasil ele está em processo de retomada. Porém, os imóveis são ativos de baixa liquidez e público pequeno. Na tokenização imobiliária, o fracionamento do valor é a solução para negócios rápidos e com ótimos resultados.

É possível transformar um apartamento em mil cotas, o que atrai muito mais pessoas dispostas a ganhar com a valorização e uma venda futura. Também podemos tokenizar terrenos, casas, espaços comerciais em condomínios, estacionamentos e até fachadas de prédios.

Ainda existe o duplo ganho em muitos casos, com a valorização do ativo no mercado e do aluguel.

TOKENIZAÇÃO DE MINÉRIOS (Ativos reais)

Esse é um setor com enorme potencial de negócios bem estruturados e de alto valor, pois o cardápio de possibilidades é muito grande, em especial com a riqueza mineral no Brasil e por serem commodities de exportação e valorização perene e com alto faturamento.

Tokenizar minérios é uma forma eficaz de captar recursos e um ponto forte no setor é a tokenização de projetos de mineração, permitindo que muitas pessoas participem de um investimento que estaria fora de seu alcance pelas vias tradicionais de mercado.

TOKENIZAÇÃO NO AGRONEGÓCIO (Ativos reais)

O agronegócio é o carro-chefe da economia brasileira e não poderia ficar longe da inovação tecnológica, algo que é uma rotina no setor há décadas, um dos que evoluíram tecnologicamente. A tokenização de safras futuras e de novos projetos leva o mercado para perto das pessoas.

Um ponto extremamente positivo é a proximidade de populações de regiões inteiras do agronegócio na ponta, uma afinidade que aumenta ainda mais o potencial dos negócios com tokens.

TOKENIZAÇÃO DE RECEBÍVEIS (Ativos financeiros)

Diferentemente dos setores de mercado, aqui falamos de um potencial presente em todas as empresas: tokenizar antecipação de recebíveis, uma atividade que tem um custo alto pelas vias tradicionais, além do tempo e da burocracia.

Sua empresa pode converter recebíveis em tokens e ofertar no mercado em vez de negociar com bancos. Novamente, o fracionamento facilita o acesso de quem aposta na credibilidade da marca e no risco baixíssimo em receber remunerações fixas e programadas.

Conheça tudo sobre as finanças descentralizadas!

DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO MERCADO DA TOKENIZAÇÃO

REGULAMENTAÇÃO DOS CRIPTOATIVOS NO BRASIL

A regulamentação dos digital assetsmoedas digitais e tokens – no Brasil é fundamental para que mais empresas e pessoas usufruam dessa importante transformação na forma de fazer negócios. Felizmente, o caminho atual é positivo.

Já existe um projeto de lei aprovado pelo Senado e aguardando aprovação da Câmara dos Deputados para regulamentar o uso de criptomoedas no país. Apesar de ele tratar apenas dos tokens fiduciários (Fiat), o impacto positivo sobre os tokens de negócios é ainda maior.

Isso decorre do fato de a tokenização não ser um investimento especulativo e sim um veículo para que as ofertas de ativos cheguem mais longe, mais rápido e para mais pessoas.

Dessa forma, regulamentar as criptomoedas amplia a sensação de segurança das pessoas, favorece quem compra e quem vende e aumenta a credibilidade das empresas responsáveis do mercado de criptoativos, em especial tokens de ativos reais. . 

PRINCIPAIS SEGMENTOS DA TOKENIZAÇÃO (Ativos reais e Ativos Financeiros)

MERCADO EM CRESCIMENTO

O faturamento bruto de operações tokenizadas no país chegou a R$ 100 milhões em 2021, cerca de 2,4% do mercado mundial. Um número expressivo, principalmente se considerarmos a resistência dos mercados a inovações tecnológicas como blockchain, contrato inteligente e ativos digitais.

A falta de regulação ainda impede que muitas empresas invistam em tokens para negócios. Porém, as inúmeras experiências bem sucedidas e grande visibilidade ajudam a aumentar a confiança do mercado.

As perspectivas são positivas com a regulamentação das criptomoedas e a popularização da percepção dos benefícios de tokenizar.

BEM-VINDO AO FUTURO DO DINHEIRO!

BLOCKBR Digital Assets é uma fintech nativa web 3.0 que une inovação tecnológica e o conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização de ativos.

Prepare-se para a nova economia, transforme seus ativos e esteja pronto para as mudanças que trarão mais sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *