As revoluções tecnológicas se sucedem em uma velocidade que assusta até os especialistas. Se mal começamos a entender o que é metaverso e estamos diante de uma grande oportunidade de negócios que é a tokenização imobiliária.

Estamos diante de um modelo de negócios que pode revitalizar os mercados da construção civil e imobiliário, que são termômetros da economia, demonstrando o aquecimento ou a recessão de acordo com os seus números.

No Brasil, a casa própria é o maior sonho dos brasileiros, existe uma grande demanda reprimida e apertada entre crise econômica, crédito imobiliário oficial com regras e burocracia demais e financiamento imobiliário privado com juros altos.

Como investimento, os imóveis sempre foram seguros, para uso futuro ou aluguel, porém perdem liquidez progressivamente pelo cenário que mostramos anteriormente.

Como podemos ver, há um grande espaço de crescimento que busca alternativas, mas como a tecnologia da blockchain com tokens e contratos inteligentes pode se tornar uma alternativa para reaquecer o mercado imobiliário?

De que forma a transformação de imóveis em tokens pode atrair mais clientes e investidores? Vamos falar sobre tokens no mercado imobiliário e as possibilidades que eles proporcionam!

COMO FUNCIONA A TOKENIZAÇÃO DE IMÓVEIS?

  1. O processo de tokenizar um imóvel começa nas análises e na aprovação em conjunto entre o interessado – que pode ser uma empresa ou pessoa física – e a empresa tokenizadora;
  2. Será criado um arquivo criptografado – o token – que representará as características principais do imóvel. Esse token será fracionado em tantas partes quanto forem interessantes para oferecer o ativo e aumentar a atratividade para investidores em diferentes níveis de capital.
  3. Além disso, também são criados os smart contracts – contratos eletrônicos, também em forma de tokens e criptografados, onde estarão todas as condições que são dispostas em contratos físicos.
  4. Todos esses elementos são armazenados, oferecidos e negociados através da blockchain definida com a tokenizadora, que também faz a governança do processo;
  5. Todas as transações são eletronicamente controladas, pois a rede de blocos e todos os computadores da blockchain devem atestar a integridade do emissor e do comprador. Tudo é feito eletronicamente e garante a segurança e a transparência;
  6. Ao final do prazo definido para captação de recursos com o projeto de tokenização, a blockchain executa os contratos inteligentes para entregar a cada comprador os tokens das frações que ele adquiriu e entregar ao emissor do tokens o capital auferido.

Quer conhecer mais no nosso artigo sobre o processo de tokenização e benefícios?

Baixe gratuitamente - E-book: Assessores de Investimentos do Futuro: Tokenização e Oportunidades de Ganho!

QUAIS DESAFIOS A TOKENIZAÇÃO DE IMÓVEIS AJUDA A VENCER?

DIMINUIR A BUROCRATIZAÇÃO DO SETOR

Sem dúvidas, a burocracia excessiva do setor imobiliário é o maior dos entraves ao crescimento e a desburocratização é lenta (e para muitos, desinteressante).

A tokenização de imóveis ajuda a resolver, pois toda a certificação documental pode ser levada para a blockchain, otimizando três fatores essenciais:

Com isso, é mais fácil romper a barreira da burocratização que afasta quem deseja comprar ou investir no mercado imobiliário.

É verdade que os tokens de imóveis não conseguem escapar de uma parte da regulamentação governamental – regras de uso do solo, exigências municipais e aspectos que dizem respeito ao aspecto físico do bem.

Porém, a tecnologia blockchain torna o caminho ao imóvel muito melhor.

QUAIS DESAFIOS A TOKENIZAÇÃO DE IMÓVEIS AJUDA A VENCER?

EVITAR A BAIXA LIQUIDEZ

A liquidez dos imóveis atinge níveis baixos por motivos conhecidos e combinados:

O fracionamento de um imóvel permite negociar diversas partes dele, reduzindo o valor que cada pessoa investe por cada uma. A atratividade não fica restrita a quem compra para morar ou para grandes e médios investidores.

Pessoas com poupanças menores podem ser donas de um percentual de apartamento no valor de 20 mil reais quando o imóvel todo custa 1 milhão.

Essa vantagem da tokenização de imóveis aumenta e acelera a procura, reduzindo o tempo de captação dos recursos.

REVITALIZAR O MERCADO DE IMÓVEIS

Aqui surge outra vantagem de oferecer imóveis com tokens; ao negociar pequenas partes, a democratização de acesso aos bens aumenta a procura e reaquece o mercado. Isso causará mais visibilidade e credibilidade, em um ciclo virtuoso e extremamente dinâmico.

QUAIS AS POSSIBILIDADES DE GANHO COM A TOKENIZAÇÃO DE IMÓVEIS?

Veja algumas formas de valorização do capital investido que, por exemplo, um terreno tokenizado em 1000 partes pode proporcionar.

É importante lembrarmos que os ganhos são por token (cota), o que reforça a ideia de que mais pessoas podem se beneficiar e não apenas um grupo econômico.

TOKENIZAR IMÓVEIS PARCIALMENTE

O potencial da tokenização imobiliária não está apenas em negociações e uso futuros de imóveis inteiros; é possível gerar tokens de frações físicas dentro de imóveis.

É possível, por exemplo, tokenizar uma academia para ser explorada por terceiros e auferir a receita de aluguel, que retorna a cada cotista do empreendimento que é dono do espaço.

Sabemos que as possibilidades mostradas aqui são comuns no mercado tradicional. Porém, elas podem ser mais eficientes com a tokenização ao compartilhar ganhos (e riscos) e capitalizar projetos mais rapidamente.

Além disso, a relação da blockchain com a dinâmica própria do setor é positiva, na medida em que une alta tecnologia com a linguagem dos negócios e beneficia a aceitação da tokenização de imóveis.

É a união dos negócios no dia a dia com a alta tecnologia, com mais segurança e agilidade.

BLOCKBR Digital Assets é uma fintech que une a inovação tecnológica e o conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização de ativos.

A oferta de ativos físicos e financeiros tokenizados, tanto os atuais quanto novos, é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.

Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.

Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?

Preencha o nosso formulário e entraremos em contato.

BLOCKBR: ativos digitais impulsionando resultados e sonhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *