A tokenização no agronegócio é a nova revolução no campo para o setor econômico mais importante no Brasil, com participação de 30% no PIB nacional em 2021, o triplo do setor da construção – que também investe em tokens de ativos.

O mercado agro brasileiro consolidou-se nos últimos anos como um dos maiores do mundo, em alguns casos superando países tradicionais como os Estados Unidos na produção de soja.

É certo que os segmentos do agronegócio não foram atingidos pela pandemia em 2020 como os demais, por ser um mercado essencial para a subsistência.

Com famílias isoladas em casa e empresas vazias, o PIB do agronegócio cresceu 24% em 2020, segundo a CNA.

Mesmo em rota de pleno crescimento, para as empresas do agro existem obstáculos que ainda impedem o crescimento ou prejudicam a rentabilidade.

Que desafios são esses? E como a blockchain com tokens pode ajudar a superá-los?

A BLOCKBR preparou esse artigo para entendermos o momento do agronegócio no Brasil e a contribuição valiosa do token agro para alcançar resultados maiores!

OS DESAFIOS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO

O agronegócio brasileiro é o terceiro maior produtor de alimentos do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Entre 1975 e 2017, a produção de grãos cresceu mais de seis vezes – de 38 para 236 milhões de toneladas anuais.

Um destaque na performance do Brasil no campo é o rendimento das lavouras por hectare, que cresceu 270% na cultura do milho, o menor percentual entre os principais produtos.

Além disso, o negócio agropecuário brasileiro é líder mundial na produção e exportação de café, cana-de-açúcar e soja, além de caminhar para ser autossuficiente de trigo e exportar.

Os resultados expressivos nas últimas décadas e uma curva tão grande de crescimento nos últimos anos são fruto da combinação de alguns fatores, entre eles:

Em que pese os avanços da agricultura e da pecuária brasileira na profissionalização das suas atividades e a digitalização massiva, trazendo resultados excepcionais, o mundo se renova e novos desafios sempre existirão.

O próximo ciclo de transformações estará fortemente dentro das organizações, com mudanças que qualificam ainda mais os resultados quantitativos alcançados.

MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO

O agronegócio é composto por uma parcela significativa de empresas familiares e os desafios delas estão na incorporação de práticas modernas de governança.

Entre elas, estão:

INCORPORAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS

INCORPORAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS

Aqui estão as grandes conquistas do agtechs, o setor que alia as inovações tecnológicas às realidades do agrobusiness.

Vamos falar sobre o que a tokenização pode agregar de qualidade ao agrobusiness!

O QUE É A TOKENIZAÇÃO NO AGRONEGÓCIO?

Tokenizar no agronegócio alia eficiência, segurança, transparência e custos menores para otimizar as relações de mercado e lucros das empresas do agro. Consiste em gerar tokens, registros criptografados que representarão um ativo negociado na blockchain.

TOKENIZAÇÃO DE ATIVOS NO AGRONEGÓCIO

É possível tokenizar estoques, direitos de safra futuros, produção leiteira de um rebanho, patentes, novos projetos agropecuários e outros ativos.

Um bom exemplo é a Agrotoken, na Argentina, que tokeniza estoque de soja armazenado em uma empresa parceira. O lastro dos grãos suporta a stablecoin Soya, que é negociada no mercado de moedas digitais.

Se uma empresa deseja avançar na produção de trigo, por exemplo, pode oferecer tokens do projeto, semelhante ao que é feito com as ações.

Existem três diferenciais importantes na tokenização do agrobusiness:

Tokenizar produção agrícola será uma estratégia para pequenos negócios comercializarem seus produtos, usando a metodologia P2P – diretamente, sem intermediários.

PASSOS DA TOKENIZAÇÃO NO AGRONEGÓCIO

  1. A empresa especializada em tokenização estuda a viabilidade de tokenizar o ativo, avaliando todos os aspectos (comerciais, legais, fiscais);
  2. O ativo é fracionado em uma quantidade de tokens. Assim, o valor de cada token será acessível ao maior número possível de pessoas e empresas interessadas em comprar tokens (cotas) do ativo;
  3. Os tokens são ofertados em uma blockchain, suportada pelo smart contract – um documento digital com os direitos, obrigações e garantias do emissor dos tokens (a empresa) e os investidores;
  4. Todos os computadores que compõem a rede, sem interferência humana, devem validar cada transação, usando o smart contract;
  5. Ao final do prazo de captação de recursos com a tokenização, a blockchain faz eletronicamente a transferência do capital apurado para a empresa e credita aos investidores os tokens comprados;
  6. Também é da blockchain a responsabilidade de remunerar cada token da forma como for prevista no processo de tokenização.

TOKENIZAÇÃO DE CADEIAS DE PRODUÇÃO NO AGRONEGÓCIO

Também é possível usar a blockchain para tokenizar cadeias produtivas, rastreando todas as atividades e controlando os processos da empresa.

Um ótimo exemplo é a tokenização da cadeia de produção da cana-de-açúcar no Brasil, um projeto liderado pela EMBRAPA desde 2021.

O uso da blockchain na gestão de processos dará mais agilidade às análises de riscos e de oportunidades, aumentando a eficácia da produção agro.

BENEFÍCIOS DA TOKENIZAÇÃO PARA O AGRONEGÓCIO

Os benefícios de tokenizar o agronegócio, como podemos ver, são muitos. Vamos apresentar alguns deles.

DEMOCRATIZAÇÃO NO INVESTIMENTO

O fracionamento do ativo ou projeto permite que pequenos e médios investidores participem do processo, aumentando a base de potenciais compradores e ajudando na maior divulgação da oportunidade de investir.

MAIOR TRANSPARÊNCIA NAS TRANSAÇÕES

Cada transação é registrada em um livro-razão digital, recebe uma chave única e fica disponível para consultas. O smart contract reflete de forma digital o que seria feito legalmente em uma transação convencional.

MAIS SEGURANÇA

A blockchain é a tecnologia usada para criar e negociar criptomoedas e possui os mais altos níveis de segurança de dados, além de usar a criptografia de alto nível.

MAIOR LIQUIDEZ NOS RESULTADOS

Não há intermediários entre a empresa e os interessados, como as corretoras e empresas de gestão usadas em fundos de ativos. Isso reduz substancialmente o custo da operação.

O futuro do agronegócio está no profissionalismo cada vez maior na gestão e nas operações e no uso massivo das novas tecnologias, rompendo padrões que não atendem às necessidades estratégias do setor. Tokenizar é uma delas!

BLOCKBR Digital Assets é uma fintech que une a inovação tecnológica e o conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização de ativos.

A oferta de ativos físicos e financeiros tokenizados, tanto os atuais quanto novos, é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.

Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.

Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?

Preencha o nosso formulário e entraremos em contato.

BLOCKBR: ativos digitais impulsionando resultados e sonhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *