Se existe algo rotineiro no mundo dos criptoativos é a inovação. Não passamos muito tempo sem uma novidade sempre surpreendente. Enquanto lidamos com a tokenização de imóveis, o mercado já fala na tokenização superestruturada.

É uma dinâmica de negociação que aumenta a atratividade e a liquidez de ativos digitais através da ampliação de disponibilidade de tokens para além do mercado primário – onde as empresas negociam diretamente com investidores.

Na prática, é uma extensão de oferta dos tokens estruturados, ampliando uma das vantagens de tokenizar ativos – o acesso democrático aos digital assets – ao usar o vasto potencial de negócios do mercado secundário.

Para entender melhor essa nova visão de negócio com ativos digitais, é importante reforçar o entendimento sobre tokenização e oferta de tokens no mercado – onde está a maior diferença entre as duas formas de estruturar tokens.

Por isso, nós da BLOCKBR preparamos esse artigo com informação para ajudar a conhecer a tokenização superestruturada e como ela faz a valorização de tokens alcançar um patamar mais alto!

O QUE É TOKENIZAÇÃO DE ATIVOS E COMO É FEITA?

A tokenização consiste em criar arquivos digitais criptografados – os tokens – em uma blockchain e que serão representações de ativos físicos a serem ofertados no mercado a investidores.

O objetivo é captar recursos para novos projetos da empresa e os acionistas obterão ganhos como a valorização dos ativos no mercado, a distribuição de dividendos e outros, conforme o tipo de ativo oferecido.

A lógica de oferta e remuneração é similar à oferta de ações, porém adaptada ao mundo da blockchain. Em linhas gerais:

Apesar da similaridade com o mercado de ações, existem muitas vantagens na tokenização para captação de recursos.

Quer conhecer os benefícios em tokenizar ativos da sua empresa?

O QUE É MERCADO PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO NA TOKENIZAÇÃO?

Após entendermos o que é tokenizar ativos e os principais benefícios, vamos focar em dois conceitos-base do entendimento dos tokens superestruturados e estruturados: os mercados de oferta de tokens primário e secundário.

MERCADO PRIMÁRIO DE TOKENS

É o mercado digital, dentro de uma blockchain, onde empresas e pessoas oferecem seus ativos tokenizados para captar recursos. Para isso, é feita uma ITO (oferta inicial de tokens) que é a distribuição do ativo em frações.

Qualquer semelhança com as IPO (oferta inicial de ações) na Bolsa de Valores não é mera coincidência: é inspiração.

A partir da IPO, acontecem as transações da forma como mostramos anteriormente até o fechamento da captação. Todo esse processo é a estruturação do token. Aqui estão os tokens estruturados e os donos de ativos podem encerrar a tokenização aqui.

MERCADO SECUNDÁRIO DE TOKENS

Após o fechamento da oferta no mercado primário, a apuração de capital e distribuição de tokens, o processo de tokenização está encerrado, certo?

Com os tokens super estruturados não; os tokens negociados anteriormente são oferecidos no mercado secundário e em diferentes modalidades, especialmente em criptomoedas.

É a superestruturação do token.

Essa camada de mercado digital é composta pelas exchanges – as corretoras de criptoativos – e comunidades, onde os detentores dos tokens podem negociar livremente, vendendo ou trocando ativos.

Nesse ponto, o processo é idêntico ao que ocorre no mercado de ações através das corretoras de valores. O objetivo principal da superestruturação de tokens é tornar os ativos mais acessíveis ao mercado.

ENTENDENDO AS DIFERENÇAS ENTRE TOKENS ESTRUTURADOS E TOKENS SUPERESTRUTURADOS

ENTENDENDO AS DIFERENÇAS ENTRE TOKENS ESTRUTURADOS E TOKENS SUPERESTRUTURADOS

TOKENS ESTRUTURADOS

TOKENS SUPERESTRUTURADOS

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA TOKENIZAÇÃO SUPERESTRUTURADA?

Como já podemos imaginar, existe um universo de possibilidades de negociação no mercado secundário e as empresas podem se beneficiar dele ao superestruturar tokens.

Veja alguns dos benefícios.

ATRATIVIDADE DO ATIVO

A partir da compra de tokens no mercado primário, o investidor sabe que poderá negociá-los em uma base de investidores muitas vezes maior. Isso torna o token ainda mais atraente pelas possibilidades de auferir lucros nas negociações.

DEMOCRATIZAÇÃO DE ACESSO

A tokenização estruturada aumenta a base de potenciais investidores ao fracionar o ativo. A superestruturação do token coloca o ativo disponível para todos os perfis de investidor, incluindo aqueles que não se interessam pelas ITO.

VALORIZAÇÃO DO TOKEN

Esse é um benefício ligado diretamente à atratividade: a possibilidade de obter lucro com a compra de um token de ativo e também aproveitar uma oportunidade de ganho no mercado secundário valorizam os tokens.

LIQUIDEZ DO ATIVO

Essa é a consequência natural de ofertar tokens com uma segunda vida, onde os investidores podem optar por lucrar mais em uma nova transação e não ficarem restritos a ganhos inerentes ao ativo – valorização, dividendos e outros meios.

Eles enxergam um potencial futuro, o interesse aumenta e a tokenização no mercado primário é ainda mais rápida e lucrativa.

Como podemos ver, a tokenização superestruturada é o futuro de amanhã no mundo dos ativos tokenizados, ampliando o universo de oportunidades para empresas, pessoas e investidores.

BLOCKBR Digital Assets é uma fintech que une a inovação tecnológica e o conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização de ativos.

A oferta de ativos físicos e financeiros tokenizados, tanto os atuais quanto novos, é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.

Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.

Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?

Preencha o nosso formulário e entraremos em contato.

BLOCKBR: ativos digitais impulsionando resultados e sonhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *