Tokens Não Fungíveis (NFT): Tudo O Que Você Precisa Saber

A cada dia que passa, as criptomoedas estão se tornando mais populares. Como ativos digitalmente nativos, esse recurso parece adequado em um mundo que está cada vez mais digital.

blockchain já existe há algum tempo, mas parece que o potencial disruptivo de suas aplicações está apenas começando a ser reconhecido.

A mais recente aplicação da tecnologia blockchain que está tomando conta da Internet é com tokens não fungíveis – ou NFT.

Estamos aqui para trazer o que você precisa saber sobre a mania do NFT e como ele está fazendo barulho em uma variedade de setores ansiosos para capitalizar no crescente mercado de criptomoedas.

NFT (tokens não fungíveis) em destaque

Os NFT são criptoativos únicos cunhados no blockchain. Em contraste com ativos fungíveis, como as moedas fiduciárias, que são mutuamente intercambiáveis, os tokens não fungíveis não podem ser trocados por algo de valor igual, pois seu valor depende da demanda do mercado.

Pense em colecionáveis: enquanto para alguns, eles parecem valer quase nada, para outros, eles podem ser produtos muito desejados.

Os NFT podem ser implementados em blockchains que suportam tecnologia de contrato inteligente, um recurso que o blockchain Ethereum é conhecido por desenvolver. Por causa disso, a maioria dos NFT são cunhados no Ethereum, sendo comprados e vendidos pelos tokens de plataforma.

Se Andy Warhol tivesse nascido no final dos anos 90, ele provavelmente teria cunhado a sopa Campbell’s como um NFT. É apenas uma questão de tempo até que Kanye coloque uma série de Yeezys no Ethereum. E um dia, ter o seu carro pode ser comprovado com um NFT.

Para o público em geral, essa declaração soaria um pouco radical alguns anos atrás. No entanto, os ativos baseados em blockchain agora estão deixando sua marca na cultura popular.

A Tesla começou oficialmente a aceitar bitcoin como pagamento por seus veículos no início deste mês, mas essa não foi a parte mais notável da história. O CEO Elon Musk afirmou que eles manteriam os pagamentos em sua forma original, em vez de convertê-los em moeda fiduciária.

O anúncio é um indicativo da crença da empresa de que o mercado de criptomoedas não é apenas um frenesi momentâneo.

Agora, o argumento de que os NFT podem ser o futuro da arte digital não parece muito rebuscado.

Arte reinventada: NFT para a indústria criativa

Você deve ter ouvido falar de Beeple, um artista que ganhou as manchetes quando teve uma colagem de sua arte digital vendida por quase 70 milhões de dólares como um NFT.

O que você pode não saber é que, antes desta venda recorde, o máximo de preço que ele vendeu seus trabalhos foi de 100 dólares. Disse o artista:

Eu vejo isso como o próximo capítulo da história da arte. Agora existe uma maneira de coletar arte digital.

mundo do blockchain pode estar dando aos artistas digitais, especialmente aqueles que já tiveram dificuldade para comercializar suas obras de arte, uma plataforma que vai além dos limites do convencional.

No entanto, parece que até mesmo os grandes estabelecidos nas indústrias estão entrando para colher os frutos do movimento das criptomoedas.

A revista TIME, uma publicação que existe há quase um século, leiloou três NFT de capas de revistas no início deste mês. Notavelmente, uma das capas diz Is Fiat Dead? – uma jogada intrigante sobre a crescente desconfiança em moedas fiduciárias, que foi vendida por 130.000 dólares em ETH.

Além das artes visuais, artistas da indústria musical capitalizam no mercado de NFT.

A banda americana de rock Kings of Leon lançou seu novo álbum como NFT, o When You See Yourself, juntamente com vantagens adicionais, como experiências VIP em seus shows futuros. E eles não estão sozinhos.

Grimes, uma cantora e produtora canadense, ganhou quase US$ 6 milhões vendendo sua arte digital como NFT, em questão de minutos depois de colocá-los à venda.

Vimos empresas de longa data elogiarem o potencial do NFT para mudar a indústria criativa. O que a maioria não reconhece, no entanto, é como o sucesso do NFT é realmente uma prova das aplicações revolucionárias da tecnologia blockchain para além do sistema financeiro.

A palavra na rua (digital): NFT estão nas artes e na cultura popular

Jack Dorsey, cofundador do Twitter, vendeu seu tweet de 2006, o primeiro tweet a ser postado na plataforma que agora tem mais de 192 milhões de usuários ativos, por incríveis 2,9 milhões de dólares para o empresário Sina Estavi, da Malásia.

De acordo com um artigo da BBC, o empresário malaio comparou o NFT à Mona Lisa de Leonardo Da Vinci, dizendo que o tweet era “um pedaço da história humana na forma de um ativo digital.

Elon Musk, um conhecido defensor da criptografia, tuitou uma música sobre NFT acompanhada de um visual, que ele disse que venderia como NFT – e recebeu muitos lances. O lance mais alto foi de 1,1 milhão de dólares, também de Sina Estavi, que parece ser um dos primeiros a adotar o produto.

Embora o tweet de Musk ainda não tenha sido vendido, sua mudança certamente contribuiu para o aumento do frenesi, que está vendo mais interesse a cada dia.

NFT podem estar literalmente em todos os lugares. Mas serão eternos?

Mais do que tweets, entretanto, os NFT estão deixando uma marca em lugares inesperados.

Ainda é cedo para os NFT, então pode ser muito cedo para dizer se eles viverão de acordo com seu potencial revolucionário.

Uma coisa está se tornando mais certa, no entanto: a tecnologia de registro distribuído está sendo utilizada para reimaginar uma variedade de setores – de finanças a saúde, arte e tudo mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *